Datafolha: Lula segue líder em intenções de voto; Bolsonaro em segundo

Dependendo do cenário, ex-presidente tem 42 a 44% da preferência nas pesquisas, e Bolsonaro oscila entre 25 e 26%; no segundo turno, Lula ganha por 56% contra 31% do atual presidente

Pesquisa eleitoral Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 17, traz poucas novidades na corrida presidencial de 2022. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue favorito na disputa, com intenções de voto entre 42 e 46% no primeiro turno. Logo atrás vem o atual mandatário, Jair Bolsonaro (sem partido), com preferência entre 25 e 26%.

Foram realizadas quatro simulações de primeiro turno pelo Datafolha. Em uma delas, o candidato do PSDB é o governador do RS, Eduardo Leite, que tem 4% das intenções de voto. Lula tem 42%, Bolsonaro 25%, e Ciro Gomes (PDT) 12%.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os outros cenários colocam João Doria como o escolhido pelos tucanos. Veja as comparações a seguir:

Lula, Bolsonaro, Doria e Ciro

  1. Lula: 44%
  2. Bolsonaro: 26%
  3. Ciro: 9%
  4. Doria: 4%

Lula, Bolsonaro, Doria, Ciro e Luiz Henrique Mandetta (DEM)

  1. Lula: 42%
  2. Bolsonaro: 25%
  3. Ciro: 12%
  4. Doria: 4%
  5. Mandetta: 4%

Lula, Bolsonaro, Doria, Ciro, José Luiz Datena (PSL), Simone Tebet (MDB), Aldo Rebelo (sem partido), Rodrigo Pacheco (DEM) e Alessandro Vieira (Cidadania)

  1. Lula: 42%
  2. Bolsonaro: 24%
  3. Ciro: 10%
  4. Doria: 5%
  5. Datena: 4%
  6. Tebet: 2%
  7. Rebelo: 1%
  8. Pacheco: 1%
  9. Vieira: 0%

Em todos os cenários, brancos e nulos somam 11%, à exceção da pesquisa com mais candidatos, em que este grupo representa 10%. Os que não sabem ou não opinaram representam 1% na disputa Lula/Bolsonaro/Ciro/Doria, e 2% nos outros cenários.

Lula também lidera na pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de candidatos, Lula segue na liderança. O petista tem 27%, contra 20% de Bolsonaro e 2% de Ciro Gomes. Outros candidatos, juntos, somam 3%.

Nesta modalidade, há também 10% de votos brancos ou nulos. Os que não sabem em quem votar, na pesquisa espontânea, chegam a 38% dos entrevistados.

Ex-presidente derrotaria todos os outros candidatos no segundo turno

Nas simulações de segundo turno foram apresentados também quatro cenários. Lula foi comparado a Bolsonaro, Doria e Ciro, e foi perguntada também a possibilidade de uma disputa Doria x Bolsonaro.

Lula vence o atual presidente por 56% a 31%. O petista também venceria de Ciro por 51% a 29%, e Doria por 55% a 23%, segundo a pesquisa. Em segundo turno sem Lula nem Ciro, Doria teria 46% da preferência, contra 34% de Bolsonaro.

A pesquisa foi realizada pelo Datafolha entre 13 e 15 de setembro, entrevistando 3.667 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Mais notícias de Política

Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pesquisa datafolha datafolha eleição 2022 eleições 2022 lula bolsonaro ciro doria mandetta

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar