Datafolha: com 59%, Bolsonaro mantém maior rejeição entre presidenciáveis

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 17, indica que 59% do eleitorado não votaria no atual presidente de forma alguma; no mesmo estudo, Bolsonaro tem 25% das intenções de voto

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), segue sendo o pré-candidato com maior rejeição nas eleições de 2022. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 17, 59% dos entrevistados não votariam em Bolsonaro de forma alguma.

O segundo pré-candidato com maior rejeição é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 38%. João Doria (PSDB), governador de SP, vem em terceiro, com 37%.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Outros avaliados foram o ex-ministro Ciro Gomes (PDT, 30%), o apresentador de TV José Luiz Datena (PSL, 19%) e o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM, 23%). Outra possibilidade do PSDB, o governador do RS, Eduardo Leite, tem 18% de rejeição.

Rejeição de Bolsonaro é maior entre pessoas LGBT; Lula não é opção para mais ricos

Nos grupos definidos pelo Datafolha, Bolsonaro tem maior rejeição entre gays/bissexuais (79%), nordestinos e jovens (70% em ambas as categorias). Pretos (67%) e mulheres (64%) também têm índice de objeção acima da média da pesquisa.

Lula, por sua vez, tem maior rejeição entre os públicos "mais ricos" (59%) e "evangélicos" (47%). Outras categorias que não consideram o ex-presidente como opção incluem pessoas que ganham de 2 a 5 salários mínimos, pessoas com ensino superior (46% em ambos os casos) e brancos (45%).

Foram entrevistadas 3.667 pessoas entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, positivos ou negativos.

Mais notícias de Política

Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

datafolha pesquisa eleição 2022 eleições 2022 lula bolsonaro rejeição

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar