Participamos do

Usuário desconhecido usa foto de presidente do TCE para aplicar golpes virtuais

Em nota, a instituição afirma que um boletim de ocorrência já foi registrado e as forças de segurança já estão tomando as devidas previdências
16:43 | Ago. 11, 2021
Autor Filipe Pereira
Foto do autor
Filipe Pereira Repórter de Política
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O presidente do Tribunal de Contas do Ceará (TCE), Valdomiro Távora, teve sua imagem usada para aplicação de golpes virtuais em prefeituras. Segundo nota divulgada pela instituição nesta quarta-feira, 11, ligações estão sendo realizadas de um número de celular desconhecido, que usa a foto do conselheiro no perfil. O texto afirma que um boletim de ocorrência já foi registrado e as forças de segurança já estão tomando as devidas providências.

Nos últimos dias, uma série de crimes virtuais envolvendo agentes públicos e políticos foram registrados. Na última quarta-feira, 4, o governador Camilo Santana (PT) informou que teve o telefone celular invadido. Os criminosos roubaram dados da agenda de contatos e enviaram mensagens em seu nome, também na tentativa de aplicar golpes financeiros.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No mesmo dia, o ex-vice-governador do Ceará e presidente estadual do PSD, Domingos Filho, também relatou ter sido vítima de um ataque de hackers em seu celular pessoal. Conforme Domingos, os envolvidos no roubo de dados tiveram acesso à agenda de contatos para cometer o crime de estelionato em seu nome.

Da mesma forma, o secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, usou as redes sociais na última sexta-feira, 6, para alertar que um usuário ainda não identificado está usando uma foto sua em suposto aplicativo de mensagem para aplicar golpes financeiros. No twitter, o titular da pasta afirmou: "Alguém está pedindo dinheiro em meu nome de um celular que tem a minha foto. Por favor, denunciem que é um golpe".

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags