João Amoêdo aceita convite para ser pré-candidato do Novo a presidente da República

Amoêdo já foi candidato a presidente em 2018, quando conquistou 2,5% dos votos válidos

O Partido Novo anunciou que o empresário João Amoêdo aceitou o convite para ser pré-candidato a presidente da República nas eleições de 2022. Amoêdo já foi candidato ao cargo em 2018, quando conquistou 2,5% dos votos válidos, o que corresponde a 2.679.744 eleitores. Segundo a sigla, o convite foi feito por 36 dos 40 integrantes da Convenção Nacional. Amoêdo também é engenheiro e administrador, ajudou a fundar o Novo e presidiu o partido por duas vezes.

“Será uma caminhada extremamente desafiadora, mas aceito essa tarefa confiando que trabalharemos como um time, com resiliência, alinhamento, humildade e coerência, dentro dos princípios, valores e propósitos que justificaram a fundação do Novo", disse Amoêdo ao aceitar o convite.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo o Novo, disputar o Palácio do Planalto em 2022 é "oferecer à população brasileira uma alternativa propositiva, baseada nos princípios e valores do NOVO e disposta a se contrapor aos populistas que comandaram o país nas últimas décadas". E completa: "Precisamos de lideranças que fortaleçam as instituições do Estado de Direito, sejam implacáveis no combate à corrupção e representem, de fato, o interesse do brasileiro com uma postura coerente e equilibrada".

Em recente entrevista à rádio O POVO CBN, Amoêdo disse não acreditar na possibilidade de formação de uma frente ampla com o ex-governador Ciro Gomes (PDT). Ele avaliou que uma aliança com o pedetista com o objetivo de criar uma terceira via contra a polarização entre o ex-presidente Lula e Jair Bolsonaro em 2022 não seria bem sucedida, inicialmente. "Eu, no primeiro momento, não vejo o Ciro nesse lado, porque acredito que o polo para disputar com o Lula será de centro-direita, e ele sempre se coloca como centro-esquerda. Então existe um polo tentando buscar o lugar do Bolsonaro no segundo turno e eu veria o Ciro muito mais buscando o lugar do Lula no segundo turno como polo de centro esquerda representando as ideias mais progressistas", avaliou Amoêdo.

Ele afirmou ainda que o ex-presidente Lula (PT) possui maior capacidade de chegar a um eventual segundo turno das eleições de 2022 do que o presidente Jair Bolsonaro, que deve buscar sua reeleição. Segundo o empresário, a gestão do governo federal deve se "deteriorar um pouco mais" até o ano que vem, o que fez com que "qualquer candidato" se sobressaia diante o chefe do Executivo nacional.


Em breve, nas plataformas digitais do O POVO, Jogo Político!

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

joão amoêdo eleições 2022 Novo presidente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar