Candidatos à Presidência da Câmara dos Deputados virão ao Ceará no mesmo dia em busca de apoio

Na próxima quarta-feira, 13, Baleia Rossi deve ser recebido pelo governador Camilo Santana, enquanto Arthur Lira, candidato do presidente Bolsonaro ao cargo, deve visitar o Estado no mesmo dia segundo informaram fontes reservadamente

Os deputados federais Baleia Rossi (MDB-SP) e Arthur Lira (PP-AL) devem visitar o Ceará na próxima quarta-feira, 13 de janeiro, visando aproximação com parlamentares da bancada cearense em busca de votos para a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, marcada para o próximo dia 1° de fevereiro.

Rossi, candidato do bloco de Rodrigo Maia (DEM-RJ) que deve acompanhá-lo na visita, deve ser recebido pelo governador Camilo Santana (PT) no Palácio da Abolição juntamente com outros deputados; Na última segunda-feira, 4, partidos de oposição, dentre eles PT e PDT, fecharam apoio a Rossi na eleição.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O deputado federal Eduardo Bismarck (PDT), disse que "a princípio o encontro está confirmado para às 15 horas, no Palácio, com o governador" e deve contar com as presenças de "Rodrigo Maia, Baleia e os deputados". Reservadamente, outra fonte informou ao O POVO que Maia ligou para um parlamentar do partido de Camilo na última terça-feira, 5, sugerindo a data.

Rossi, que já havia tido candidatura anunciada em dezembro, oficializa postulação hoje em evento com o slogan “Baleia Rossi – Câmara livre. Democracia viva”. Os partidos que o apoiam somam 278 deputados que, em teoria, garantiriam sua eleição; mas como a votação é secreta há expectativa de votos dissidentes.

Sobre visita de Lira, dois parlamentares cearenses informaram, reservadamente, que ele deve vir ao Ceará no mesmo dia em que Maia e Rossi estarão com o governador e que um jantar está sendo organizado com deputados que apoiarão sua candidatura. Nome apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Lira teria apoio de cerca de 195 parlamentares na Câmara, considerando as orientações partidárias.

O coordenador da bancada cearense, deputado federal Domingos Neto (PSD-CE), disse que seguirá orientação da Executiva Nacional de sua legenda que fechou apoio a Lira. Nesta quarta-feira, Lira foi ao Twitter questionar o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia, sobre a possibilidade de que a eleição na Casa ocorra remotamente e comparou a votação na Câmara às eleições municipais, em novembro de 2020, durante a pandemia da Covid-19.

“Nas eleições, 148 milhões de eleitores tiveram a obrigação de ir às urnas e votar em plena pandemia. Agora,o presidente da Câmara e seu candidato (Rossi) querem votar remotamente na eleição para a presidência. Qual a verdadeira intenção por trás disso?”, escreveu.

As sessões na Câmara ocorrem, essencialmente, em regime virtual desde março do ano passado com a intenção de evitar aglomerações. A Mesa Diretora avalia a votação virtual na eleição, já que presencialmente 513 deputados deveriam se locomover ao plenário. Nos bastidores, apoiadores de Lira dizem que a votação presencial, como ocorre em tempos de normalidade, pode virar votos no "corpo a corpo", já que é secreta.

Alguns deputados comentam que a Mesa Diretora também estuda uma espécie de "modelo misto", no qual apenas aqueles que estejam em grupos de risco da Covid-19 votariam remotamente. Enquanto isso, Lira já iniciou sua campanha com viagens a estados do Norte. Entre parlamentares que o acompanham estão nomes do DEM e do PSDB, legendas que oficialmente estão no bloco de apoio a Rossi.

O POVO tentou contato com o deputado Arthur Lira para confirmar a data da visita ao Ceará, por meio de telefonemas e aplicativo de mensagens, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Arthur Lira Baleia Rossi Camilo Santana Rodrigo Maia visita ao Ceará eleição na Câmara Brasil Bolsonaro candidato de Maia candidato de Bolsonaro Mesa Diretora Mesa Diretora da Câmara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar