Baleia Rossi quer oficializar candidatura à Presidência da Câmara nesta quarta-feira, 6

Partidos que apoiam Rossi somam 278 deputados que, em teoria, garantiriam sua eleição. Como a votação é secreta, há expectativa de votos dissidentes.

O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) deve oficializar sua candidatura à Presidência da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 6 de janeiro. Representante do bloco do atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), Rossi angariou apoio de diversos partidos, inclusive de oposição como o PT (maior bancada da Casa), para disputar contra Arthur Lira (PP-AL), candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Rossi já havia sido anunciado candidato pelo bloco de Maia em 23 de dezembro, mas ainda não houve um ato formal. Isso porque o grupo tentava costurar apoios com a oposição. O evento ocorre sobre o slogan “Baleia Rossi – Câmara livre. Democracia viva”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os partidos que apoiam Rossi somam 278 deputados que, em teoria, garantiriam sua eleição. Mas, como a votação é secreta, há expectativa de votos dissidentes. O grupo de Lira, por sua vez, teria pelo menos 195 parlamentares garantidos pelos apoios partidários oficiais.

A ideia do emedebista é lançar candidatura hoje, 6, e começar viagens pelo país na quinta-feira, 7, em busca de apoio político dos diversos grupos. Nos bastidores, comenta-se que o Ceará pode ser um dos primeiros destinos do candidato de Rodrigo Maia que deve acompanhá-lo para estreitar laços com governadores e bancadas da Câmara.

Enquanto isso, Lira já iniciou sua campanha com viagens a estados do Norte. Entre parlamentares que o acompanham estão nomes do DEM e do PSDB, legendas que estão oficialmente no bloco de apoio a Rossi.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

baleia rossi arthur lira presidência da Câmara deputados congresso eleição na câmara congresso federal brasília brasil

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar