Arthur Lira questiona possibilidade de votação virtual para Presidência da Câmara

Ele comparou a votação na Câmara às eleições municipais, em novembro de 2020, durante a pandemia da Covid-19. "Qual a verdadeira intenção por trás disso?"

Candidato do presidente Jair Bolsonaro à Presidência da Câmara Federal, o deputado Arthur Lira (PP-AL) foi ao Twitter nesta quarta-feira, 6 de janeiro, questionar o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sobre a possibilidade de que a eleição na Casa ocorra remotamente. Lira atribuiu a vontade também a Baleia Rossi (MDB-SP), seu adversário.

Ele comparou a votação na Câmara às eleições municipais, em novembro de 2020, durante a pandemia da Covid-19. “Qual a verdadeira intenção por trás disso?”, perguntou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
— Arthur Lira (@ArthurLira_) January 6, 2021

As votações na Câmara ocorrem, essencialmente, em regime virtual desde março do ano passado. Para isso, foi desenvolvido um sistema para os deputados participarem das sessões pelos seus celulares com intenção de evitar aglomerações. A Mesa Diretora avalia a votação virtual na eleição com base nas recomendações sanitárias, já que presencialmente 513 deputados deveriam se locomover ao plenário. 

Nos bastidores da Casa, apoiadores de Lira dizem que a votação presencial, como ocorre em tempos de normalidade, pode virar votos no "corpo a corpo". No dia 22 de dezembro do ano passado, o senador Ciro Nogueira, presidente Nacional do Progressistas, enviou documento a Rodrigo Maia reforçando que o regimento da Câmara prevê apenas votações presenciais.

Alguns deputados comentam que a Mesa Diretora também estuda uma espécie de "modelo misto", no qual apenas aqueles deputados que estejam em grupos de risco da Covid-19 votariam remotamente.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleição na câmara dos deputados arthur lira baleia rossi jair bolsonaro rodrigo maia brasil

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar