Participamos do

Resultado das Eleições em Teresina: Doutor Pessoa é eleito prefeito com 62,31% dos votos no 2º turno

Confira o resultado dos votos de hoje, domingo, 29 de novembro (29/11), do segundo turno das eleições municipais de 2020 que elegeram Doutor Pessoa (MDB) para prefeitura de Teresina, no Piauí

O médico conhecido como “Doutor Pessoa” (MDB) foi eleito hoje, domingo, 29 de novembro (29/11), prefeito de Teresina, capital do Piauí, após conquistar 236.339 mil votos. O resultado da apuração equivale a 62,31% dos votos válidos. Pessoa disputou o segundo turno das eleições municipais de 2020 com Kleber Montezuma (PSDB).

Cerca de 142.941 mil  votos foram recebidos por Kleber, que acumulou 37,69% das indicações para assumir a prefeitura da capital do Piauí, Teresina. A colocação dos candidatos foi um reflexo do cenário do primeiro turno, quando Pessoa também despontava como candidato mais votado para assumir a prefeitura da cidade.

A contagem dos votos é divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Votos brancos corresponderam a 2,88% dos registrados. Votos nulos pontuaram 6,85% dos registros.

SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES 2020

No Brasil, 18 capitais definiram seus respectivos futuros gestores municipais neste domingo, 29. Além delas, outras 39 cidades brasileiras também vivenciaram um segundo turno de votação. A região Nordeste é a que tem a maior quantidade de capitais que com segundo turno das eleições municipais de 2020, sendo sete cidades.

Em sequência, aparecem a região Norte com cinco capitais, região sudeste serão três capitais. Duas capitais presentem no Centro-Oeste terão segundo turno, enquanto na região sul, apenas Porto Alegre deverá definir os ocupantes da prefeitura neste domingo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Resultado de pesquisas para segundo turno das eleições 2020 no Brasil

Os eleitores que por algum motivo não votaram no primeiro turno, já tendo justificado a ausência ou não, puderam votar normalmente. Aqueles que não compareceram às urnas devem justificar a ausência dentro do prazo estimado pela Justiça eleitoral, caso contrário ficarão impossibilitados de emitir passaporte e carteira de identidade entre outras coisas. Se o eleitor também não compareceu no primeiro turno, será necessário realizar duas justificações de ausência, uma para cada dia de votação.

MAIS SOBRE ELEIÇÕES 2020

>> TSE esclarece que não cobra multa indevida pelo uso do e-Titulo
>> Saiba como justificar ausência pelo aplicativo de celular E-Título

ADAPTAÇÕES NO PROCESSO ELEITORAL DE 2020

Diante da pandemia do novo coronavírus, o processo eleitoral no Ceará passou por algumas mudanças, como a expansão do horário de votação, além do acréscimo de uma série de normas e protocolos de segurança, obrigatórios na ida às urnas. Além disso, em virtude do novo vírus, o candidato eleitoral de 2020 precisou ser alterado ainda em julho, por conta da crise gerada pela Covid-19.

LEIA MAIS | O que acontece se o eleitor não votar? Saiba como justificar ausência

Apesar das alterações, todo cidadão brasileiro alfabetizado, maior de 18 anos e legalmente capaz é obrigado a votar. O voto é facultativo para os eleitores analfabetos, os maiores de 70 anos, e os que têm entre 16 e 18 anos.

SAIBA MAIS SOBRE AS ELEIÇÕES 2020

>> TSE alerta sobre mensagens falsas de anulação das eleições
>> Eleições 2020: 6,3 mil mulheres recebem um ou zero voto na eleição
>> Descubra quem é favorito nas maiores cidades do Ceará e em capitais pelo Brasil

>> ACOMPANHE AQUI A COBERTURA POLÍTICA FEITA PELO O POVO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar