Participamos do

Eleições 2020: Zé Firmino conquista 51% dos votos e se elege como prefeito de Viçosa do Ceará

Confira a apuração do resultado dos votos de hoje, domingo, 15 de novembro (15/11), das eleições municipais de 2020 para prefeitura de Viçosa, no interior do Ceará.
07:00 | Nov. 15, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

José Firmino, candidato pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), conhecido como Zé Firmino conquistou 51% dos votos e foi eleito como próximo prefeito de Viçosa do Ceará, na zona norte do Ceará. Zé disputou as eleições de 2020 com outros três candidatos.

Divaldo Soares (PDT) somou 15.409 votos (44,29%). Diego Passos (PODE), 887 (2,55%) e Max Mapurunga (PROS), último concorrente, somou 751 votos (2,33%).

O resultado foi divulgado na noite deste domingo, 15, horas após o fechamento dos locais de votação. Zé Firmino recebeu 17.746 votos e deve assumir o mandato em Viçosa do Ceará em janeiro de 2021.

A contagem dos votos foi feita eletronicamente no sistema do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), subordinado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Votos brancos somaram 504 casos, o equivalente a 1,57%, enquanto votos nulos foram 1.233 (3,38%)

>> ACOMPANHE AQUI A COBERTURA POLÍTICA FEITA PELO O POVO

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

MAIS SOBRE ELEIÇÕES 

Eleições 2020: entenda o que é um empate técnico nas pesquisas

Entenda o que são margem de erro e intervalo de confiança nas pesquisas

Saiba como justificar ausência pelo aplicativo de celular E-Título

ELEIÇÕES 2020: A candidatura de vereadores

Além de candidatos ao Paço Municipal, são cerca de 1,3 mil candidatos ao posto de vereador ou vereadora em Fortaleza. No Ceará, o número se aproxima de quase 16 mil concorrentes. Mas o que de fato um vereador pode ou não prometer?

Diante da pandemia do novo coronavírus, o processo eleitoral no Ceará passou por algumas mudanças de horário e de protocolos sanitários. Além disso, em virtude do novo vírus, o candidato eleitoral de 2020 precisou ser alterado ainda em julho, por conta da crise gerada pela Covid-19

Apesar das alterações, todo cidadão brasileiro alfabetizado, maior de 18 anos e legalmente capaz é obrigado a votar. O voto é facultativo para os eleitores analfabetos, os maiores de 70 anos, e os que têm entre 16 e 18 anos. Aqueles que não compareceram às urnas neste domingo devem justificar a ausência dentro do prazo estimado pela Justiça eleitoral, caso contrário ficará impossibilitado de emitir passaporte e carteira de identidade entre outras coisas. 

LEIA MAIS | O que acontece se o eleitor não votar? Saiba como justificar ausência

SAIBA MAIS SOBRE AS ELEIÇÕES 2020

>> Auxílio emergencial: Ceará tem 166 candidatos com patrimônio acima de R$300 mil na lista de beneficiários

>> Confira os resultados de todas as pesquisas para prefeito de Fortaleza

>> Descubra quem é favorito nas maiores cidades do Ceará e em capitais pelo Brasil




>> ACOMPANHE AQUI A COBERTURA POLÍTICA FEITA PELO O POVO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar