Participamos do

Saiba como consultar seu local de votação nas Eleições 2020

Eleitor pode verificar informação em site do TSE, portais dos Tribunais Regionais Eleitorais e até por telefone, aplicativo ou via rede social
11:32 | Nov. 10, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Neste domingo, 15 de novembro, será o primeiro turno das eleições municipais 2020 em todo Brasil. Além de lembrar de usar máscara para votar, é importante checar com antecedência onde fica a sua seção eleitoral, local onde você vota agora e no dia 29 de novembro onde houver segundo turno. Em alguns estados, o número de locais de votação foi reduzido, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No portal do TSE, é possível fazer a consulta pelo nome do eleitor ou pelo número do título. Os sites dos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais dos estados brasileiros também fornecem a informação, assim como a Ouvidoria do TSE, que atende por telefone e por formulário eletrônico

Outra opção que o eleitor tem é a consulta pelo aplicativo e-Título, disponível para Android e iPhone. Por fim, o TSE disponibiliza em suas redes sociais um assistente virtual que pode direcionar o eleitor para consultar seu local de votação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 


Saiba mais sobre como consultar seu local de votação:

Portal TSE

Se estiver na página inicial do Portal do TSE, clique na aba superior, no menu “Eleitor e eleições” e, em seguida, selecione “Título eleitoral”. Também é possível acessar a aba das consultas diretamente aqui.

Depois, faça a consulta pelo nome do eleitor ou pelo número do título. Se escolher o primeiro caminho, é preciso fornecer o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe. No segundo caso, é necessário ter em mãos o número do título e a data de nascimento.

Ao fazer a consulta, o eleitor obterá o número de sua inscrição eleitoral, da zona eleitoral e do local de votação, com endereço completo.

Tribunais Regionais Eleitorais

O TSE reúne os sites dos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais, que também fornecem as informações completas sobre o local de votação por estado. Basta clicar na unidade da federação em que você vota, acessar o site do TRE e fazer a consulta em "Local de votação", na seção "Serviço ao eleitor".

Ouvidoria do TSE

Para consultar seu local de votação por meio da Ouvidoria do TSE, ligue pelos números (61) 3030 7357, das 8 horas às 12 horas, e (61) 3030 7579, das 13 horas às 19 horas. O setor também atende por meio de formulário eletrônico, disponível no Portal do TSE. 

Aplicativo e-Título

O aplicativo e-Título guia o usuário até sua seção eleitoral por meio de ferramentas de geolocalização. Ele serve também como documento de identificação do eleitor caso ele já tenha feito o cadastramento biométrico.

Isso porque a versão digital traz a foto, o que dispensa a apresentação de outro documento de identificação. O eleitor sem o cadastramento biométrico pode baixar o e-Título para saber onde votar, porém deverá apresentar um documento oficial com foto no momento da votação.

A ferramenta para dispositivos móveis pode ser baixada gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.


Redes Sociais do TSE

No Facebook e no Twitter do TSE o eleitor envia uma mensagem e interage com o assistente virtual (chat bot). Depois de perguntar o motivo da consulta, ele terá diante de si um passo a passo para obter a resposta.

Assim, ele também pode verificar onde votar nas páginas oficiais do Tribunal nessas redes sociais.

LEIA TAMBÉMEleições 2020: relembre informações importantes para o próximo domingo

Eleições 2020: veja os documentos e principais exigências da votação

Eleições 2020: saiba como se portar na votação domingo

Eleições 2020: veja em que horário votar no domingo

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar