Participamos do

Eleições 2020: relembre informações importantes para o próximo domingo

Em série de infográficos, O POVO reuniu as principais mudanças e mudanças políticas para as eleições municipais de 2020.

A poucos dias do primeiro turno das Eleições 2020 em Fortaleza, diversas dúvidas ainda podem surgir entre os eleitores. Diante da pandemia do novo coronavírus, o processo eleitoral no Ceará passará por algumas mudanças de horário e de protocolos sanitários.

Para ajudar na hora do voto, O POVO reuniu as dicas essenciais para você. Por exemplo, este ano o horário de votação será estendido: das 7h às 17 horas. A medida visa evitar aglomerações nas zonas eleitorais e destina o intervalo de 7h às 10h para eleitores e eleitoras com mais de 60 anos. Não esquecer do uso de máscara e de levar a própria caneta. Se possível, não levar acompanhante.

 

A partir do dia 31 de outubro, os candidatos não podem ser presos a não ser em flagrante. A partir de amanhã, 10, os eleitores não poderão ser presos, exceto nos seguintes casos: em flagrante delito; em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável; e por desrespeito a salvo-conduto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Eleição municipal: saiba quais são as recomendações e protocolos sanitários para o dia de votação

Todo cidadão brasileiro alfabetizado, maior de 18 anos e legalmente capaz é obrigado a votar. O voto é facultativo para os eleitores analfabetos, os maiores de 70 anos, e os que têm entre 16 e 18 anos.

Ainda é possível tirar dúvidas via WhatsApp sobre o processo eleitoral deste ano. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, na última quarta-feira, 30, um assistente virtual que tira dúvidas em tempo real sobre as eleições municipais através do aplicativo de mensagens. A parceria traz informações sobre dia, horário e local de votação, além de outras funcionalidades.

Para conversar com o assistente virtual, basta adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à lista de contatos ou acessar a conversa através deste link. O aplicativo já dispõe de ferramenta de checagem de notícias em parceria com o Google.

Também é possível denunciar irregularidades de mensagens em massa através de formulário disponibilizado on-line pelo TSE. Disparo em massa é o procedimento em que uma pessoa, empresa ou um robô envia uma mensagem para um grande número de pessoas ao mesmo tempo. O texto geralmente é impessoal e pode conter conteúdos alarmistas, acusatórios ou suspeitos.

LEIA TAMBÉM | TSE recebe mais de mil denúncias de disparo em massa no WhatsApp

A candidatura de vereadores cearenses

Além de candidatos ao Paço Municipal, são cerca de 1,3 mil candidatos ao posto de vereador ou vereadora em Fortaleza. No Ceará, o número se aproxima de quase 16 mil concorrentes. Mas o que de fato um vereador pode ou não prometer?

LEIA TAMBÉM | Auxílio emergencial: Ceará tem 166 candidatos com patrimônio acima de R$300 mil na lista de beneficiários

Ouça o último Podcast Jogo Político

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar