Youtuber Felipe Neto e ministro do STF Luís Roberto Barroso debatem sobre juventude e política
O evento será transmitido pelo YouTube da plataforma Jota nesta quinta-feira, 30. O influenciador tem sido alvo de uma série de fake news nos últimos dias
O youtuber Felipe Neto participará nesta quinta-feira, 30, às 19 horas, de um debate ao vivo ao lado do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A iniciativa é da plataforma Jota, voltada para o universo jurídico. A conversa terá como tema as influências mútuas entre juventude e política.
Esses ataques se intensificaram após a matéria do New York Times.
Porém, eles surtaram de vez e começaram a inventar um print atrás do outro após o anúncio da live q eu vou fazer com o Ministro Barroso, do STF, no @JotaInfo.
Vai ser essa quinta, 19h.
Sigam o @JotaInfo pra ver. pic.twitter.com/TYESO8Hk85— Felipe Neto (@felipeneto) July 28, 2020É + que streaming. É arte, cultura e história.
Felipe Neto vem sendo alvo de uma série de fake news que o acusam de pedofilia. Uma montagem que atribui a ele a frase "criança é que nem doce, eu como escondido" foi compartilhada em redes sociais como o Twitter, o Facebook e o WhatsApp.
De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, Neto afirma que a montagem trata-se de uma "mentira nojenta" articulada pela extrema direita para arruinar com a sua reputação.
“Todas essas postagens negativas são ataques orquestrados com o único objetivo de destruir reputações, o que comprova o quão inclinados ao ódio, silenciamento e perseguição são os envolvidos. Não preciso nem irei responder ódio com ódio, porque a verdade sempre prevalece”, disse o influenciador.
LEIA TAMBÉM | Ataques a Felipe Neto chegam a mais de 3,5 milhões de interações em 48 horas
Artistas e políticos defendem Felipe Neto
Em seu perfil no Twitter, o influenciador afirmou que sua equipe derrubou, na segunda-feira, 27, 1.247 vídeos enviados para o Facebook e Instagram com informações caluniosas, a maioria com acusações de pedofilia.
Personalidades como os atores Alexandre Nero e Patricia Pillar, o apresentador Luciano Huck e políticos como Ciro Gomes (PDT) e Marcelo Freixo (PSOL) se manifestaram em solidariedade ao youtuber. A hashtag #JuntosComFelipeNeto ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter durante a segunda.
Além disso, um manifesto em apoio ao youtuber assinado por 37 entidades foi lançado nesta quarta-feira, 28. A Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o Observatório de Liberdade de Imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) são algumas das instituições que manifestaram solidariedade a Felipe Neto.
LEIA TAMBÉM | Em vídeo ao New York Times, Felipe Neto critica atuação de Bolsonaro durante a pandemia
Deputados pedem que CPMI das Fake News apure o caso
A liderança do Psol na Câmara dos Deputados encaminhou um ofício ao senador Angelo Coronel (PSD-BA), presidente da CPMI das Fake News, solicitando que a comissão apure os ataques virtuais promovidos contra o youtuber. As informações foram publicadas nessa quarta-feira, 29, pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.
Para os parlamentares, a ação difamatória pode estar vinculada com o chamado "gabinete do ódio", que seria uma estrutura do Palácio do Planalto usada para disseminar mensagens de difamação aos opositores do Governo Federal.
"O modus operandi utilizada pelo 'gabinete do ódio' levanta séria suspeita de que o caso tenha sido mais uma peça produzida e disseminada sob os comandos da organização desta criminosa conhecida", afirma o ofício.
O partido pede que a CPMI das Fake News tome medidas pela busca e apreensão de provas da campanha contra o youtuber a fim de evitar que elas sejam destruídas. No Twitter, Felipe Neto agradeceu a ação. "Muito obrigado aos deputados responsáveis por este ato. Vamos em frente nessa luta!".
Muito obrigado aos deputados responsáveis por este ato. Vamos em frente nessa luta!https://t.co/LPctL4ewZQ
Serviço
Debate youtuber Felipe Neto e ministro Luís Roberto Barroso (STF)
Quando: 30 de julho (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Onde: YouTube - Canal Jota
Análise no podcast Jogo Político:
Listen to "Jogo Político" on Spreaker.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente