Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

A política na polêmica da obra na Sabiaguaba: conselho pode ter "pagado de besta", diz jornalista

Podcast Jogo Político 89 debate os impactos políticos e explica o que está por trás do trâmite para liberar empreendimento na Sabiaguaba
16:19 | Jul. 16, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Opinião

A polêmica ambiental se instaurou em Fortaleza com o avanço de tramitação de um empreendimento na área de 50 hectares na Sabiaguaba. O Conselho Gestor do Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba aprovou o início da análise da orientação prévia das obras, estágio inicial para a construção vir a se viabilizar. Foi então que o assunto foi tornado público pelo biólogo Gabriel Aguiar.

Ouça o podcast:

O episódio 89 do Jogo Político explica em que estágio está o empreendimento, qual o impacto pode ter a obra e qual o valor da área em questão - a Sabiaguaba.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O repórter do O POVO Demitri Túlio, autor de reportagens diversas na área de meio ambiente, esteve no local. Ele relata o que viu e explica a polêmica. Os jornalista do O POVO analisam ainda o impacto político dessa disputa no período de pré-eleição. Ele descreve o ecossistema do local, a fauna que lá habita e o impacto que pode ter o empreendimento. Ele questiona o argumento de que a área é degradada e, portanto, a obra seria cabível. "Dizer que aquela área está degradada como foi vendido é enganar o Conselho e o conselho pagou de besta."

Editor de Política, Guálter George analisa a postura do prefeito Roberto Cláudio (PDT) ao negar autorização para qualquer obra que afete o parque. Segundo Guálter, o prefeito começou a fazer seu cálculo político-eleitoral. Ele também critica o momento de combate à pandemia em que o debate se dá, quando as atenções estão voltadas ao combate à pandemia de Covid-19. "Quem tem urgência é quem está fazendo o investimento privado. E o investimento privado não pode ter nenhum nível de prioridade sobre o interesse público."

Participam do Jogo Político 89:

Demitri Túlio, repórter do O POVO

Guálter George, editor de Política e colunista

Érico Firmo, colunista de Política

Se inscreva nas principais plataformas de podcast para acompanhar semanalmente o Jogo Político.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar