Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Moradores protestam contra construção de empreendimento nas dunas da Sabiaguaba

Cerca de 20 pessoas, entre moradores e ativistas, se reuniram na CE-010 para caminhada educativa nas ruas da Sabiaguaba
12:08 | Jul. 12, 2020
Autor Rubens Rodrigues
Foto do autor
Rubens Rodrigues Repórter do OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um grupo de aproximadamente 20 manifestantes, formado em sua maioria por moradores da região da Sabiaguaba, protestaram na manhã deste domingo, 12, contra a construção de um loteamento imobiliário nas dunas da Área de Proteção Ambiental (APA) da região. Na última quarta-feira, 8, o Conselho Gestor das Unidades de Conservação da Sabiaguaba (CGS) aprovou projeto de loteamento em mais de 50 hectares em APA.

LEIA TAMBÉM | Reitora diz que posição da Uece sobre empreendimento nas dunas da Sabiaguaba será "construída" em plenárias

A manifestação presencial foi levantada apesar de ONGs, como o Instituto Verdeluz e Fortaleza Pelas Dunas, incentivarem apenas o protesto por meio das redes sociais, devido à pandemia do novo coronavírus. Ainda assim, residentes e militantes se encontraram na CE-010 e caminharam  em ação educativa pelas ruas da comunidade Jaçanã, que fica nas proximidades do loteamento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para o ativista ambiental Clenilson Silva, o loteamento não beneficiaria moradores. "Não precisa comprar a Sabiaguaba para amar. A gente tem as dunas, o rio, o mangue, a praia. Não precisa pagar para contemplar", diz o Cleonilson, que atualiza o perfil @euamosabiaguaba no Instagram.

"Não precisamos de loteamento. Precisamos é que continuem conservando, preservando e mantendo os nativos", protesta. "A gente sobrevive da pesca e da cultura. Quer que o progresso venha? Que venha para ficar com os moradores e não para tirá-los daqui".

Leia também | MPCE recomenda suspender as aprovações administrativas a favor da construção nas dunas de Sabiaguaba

Coordenadora do projeto Aldeia Surf, Daniela Bonfim afirma que a chegada do loteamento poria abaixo o trabalho educativo de conservação ambiental com as crianças da comunidade. "A gente tenta conscientizar essas crianças para cuidar dos passarinhos, do mangue, de não jogar lixo", conta. "A gente queria é que os moradores tivessem mais em peso aqui, mas as pessoas não tê muita noção. Queremos conscientizar que o loteamento vindo pra cá vai ser ruim para todo mundo".

Leia também | Iphan afirma que obra na Sabiaguaba não está embargada; estudos solicitados não foram entregues 

Fundadora do grupo Crítica Radical, Rosa da Fonseca destaca que a ideia do capitalismo como "sistema predatório que destruía humanos e natureza" vinha desde a época da Ditadura Militar, quando Rosa foi presa política e participou da luta pela anistia.

"Em toda a nossa trajetória, a gente tem participado e tomado iniciativa dos movimentos que preservam o meio ambiente. A gente entende que defender a natureza é defender a vida. São as árvores, são os animais, são os pássaros. Essa mata aqui é 17% apenas do que tinha de mata e eco sistema nessa área. É uma coisa inacreditável", afirma a ativista.

"Isso aqui depois de destruído não tem mais como recompor. Nós do grupo resolvemos dar esse grito presencial. Se eles acham que as pessoas apavoradas com a pandemia ficarão protestando apenas nas redes sociais e eles passarão por cima, não vão. Se depender de nós, não passará".

Veja vídeo da manifestação:

Com informações da repórter Marcela Tosi

Ouça o podcast Jogo Político: jornalistas explicam e analisam o que está em jogo na disputa ambiental sobre a Sabiaguaba:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar