Terremoto na Russía gera alerta de tsunami aos países do Oceano Pacífico; veja imagens

Terremoto na Russía gera alerta de tsunami aos países do Oceano Pacífico; veja imagens

Terremoto de magnitude 8,8 na costa da península de Kamchatka, na Rússia, provoca consequências na Colômbia, Equador, Estados Unidos e Japão nesta quarta-feira, 30

terremoto de magnitude 8,8 na costa da península de Kamchatka, na Rússia, segue gerando transtornos à população. A agência meteorológica do Japão mantém os alertas para tsunami no norte do País, embora tenha reduzido os avisos para grande parte do arquipélago.

Os fatores que levam a um desastre climático; ENTENDA

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

As informações são da Agence France-Presse (AFP), referentes a esta quarta-feira, 30.

Os alertas para a região de Ibaraki, no leste do Japão, e para o sul, até Wakayama, foram rebaixados para "advertências", informou.

Horas antes, um tsunami com ondas de 1,3 metro atingiu Miyagi, um porto no norte do território, na costa do Pacífico, às 13h52min (01h52min no horário de Brasília).

Segundo a AFP, o terremoto na costa do Extremo Oriente da Rússia trata-se de um dos mais fortes já registrados, desde 5 de novembro de 1952. O abalo sísmico desencadeou tsunamis com ondas de quatro metros e alertas de evacuação dos Estados Unidos à Colômbia.

De acordo com a Agência, as autoridades russas relataram feridos leves, sem ocorrência de óbitos. Cerca de dois milhões de pessoas foram evacuadas no Extremo Oriente russo e ao norte do Japão.

Quando o terremoto aconteceu? 

O tremor iniciou-se na manhã desta quarta-feira, na costa de Petropavlovsk (ou às 20h24min dessa terça-feira, 29, no horário de Brasília), na Península de Kamchatka, na Rússia, a uma profundidade de 19 quilômetros, conforme o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

A cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky registrou danos em imóveis e cortes no fornecimento de energia e nos serviços de celular.

A Agência Estado divulgou que o governo do Japão informou que ondas de 40 centímetros foram registradas em Hokkaido. As Ilhas Curilas, na Rússia, também fora atingidas pelo tsunami. Os alertas foram emitidos também no Alasca, no Havaí, na Nova Zelândia e na costa oeste dos Estados Unidos e do Canadá.

Conforme a Agência Estado, o terremoto é o maior registrado no mundo desde 2011, quando um tremor de magnitude 9.0 atingiu o nordeste do Japão e provocou um tsunami e um desastre nuclear.


Alerta de tsunami pelo terremoto na Rússia impacta a Colômbia, Estados Unidos e Equador

O alerta de tsunami fez com que a Colômbia ordenasse evacuar praias e zonas costeiras do Oceano Pacífico nesta quarta.

"São esperadas correntes fortes e ondas de tsunami na costa Pacífica", afirmou a Unidade Nacional para a Gestão do Risco de Desastres (UNGRD). Assim, ordenou a evacuação preventiva das praias e zonas de maré baixa nos departamentos de Nariño (sudoeste) e Chocó (noroeste).

A recomendação das autoridades é de que a população se dirija a lugares altos e distantes da costa. Os departamentos de Cauca e Valle del Cauca permanecem em estado de "advertência".

Todas as regiões da Colômbia com acesso ao Oceano Pacífico terão "restrição" no tráfego marítimo, disse a UNGRD. Logo, espera-se que as primeiras ondas de tsunami cheguem por volta das 10h03min locais (12h03min no horário de Brasília) à ilha de Malpelo, a cerca de 500 quilômetros da costa colombiana.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) afirmou que o terremoto de magnitude 8,8 é um dos 10 mais potentes registrados.

O fenômeno natural acionou alertas para ondas de até três metros de altura em costas do Pacífico, segundo o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico americano, com sede em Honolulu, no Havaí.

O centro americano de alerta também advertiu para ondas de mais de três metros de altura em partes da costa da Rússia e do arquipélago do Havaí nas próximas horas.

Toda a costa norte-americana do Alasca à Califórnia está sob alertas de tsunami de diferentes graus, segundo o centro.

Na noite dessa terça-feira, o Equador ordenou a evacuação preventiva de praias, portos e zonas baixas nas turísticas ilhas Galápagos, a 1.000 km do continente.

Usina nuclear de Fukushima foi esvaziada 

O primeiro tsunami, de 30 centímetros, foi observado na costa japonesa, informou a emissora de televisão nacional NHK. A onda chegou à ilha japonesa de Hokkaido, no norte, e a NHK indicou que as ondas subsequentes poderiam ser muito maiores.

Nesse sentido, a usina nuclear de Fukushima, que foi desativada após ser atingida por um tsunami em 2011, foi esvaziada.

"Evacuamos todos os trabalhadores e funcionários da usina de Fukushima", disse à AFP uma porta-voz da Tokyo Electric Power Company Holdings, Inc (Tepco), empresa que opera a planta. A companhia informa que não foram observadas anomalias no local.

A península de Kamchatka é o ponto de encontro das placas tectônicas do Pacífico e da América do Norte, o que torna esta região uma das áreas de maior atividade sísmica do planeta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar