Surto de sarampo avança nas Américas e gera alerta para 2025

Surto de sarampo avança nas Américas e gera alerta para 2025

Canadá, México e Estados Unidos são responsáveis pela maioria dos surtos da doença infecciosa; Brasil conta com cinco casos de sarampo até o momento

Um novo levantamento da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alertou sobre a alta de casos de sarampo em 2025 na região das Américas.

Em comunicado, o órgão informou que as Américas registraram 7.132 casos confirmados e 13 mortes pela doença até junho de 2025.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O número de diagnósticos é 29 vezes maior do que os 244 registrados no mesmo período em 2024. Entre os mais afetados estão crianças menores de 5 anos e adolescentes entre 10 e 19 anos. Com nove países com casos registrados, a América do Norte lidera o ranking.

O Canadá figura em primeiro lugar, com 3.170 casos e uma morte, seguido pelo México, que somou 2.597 casos e nove mortes, enquanto os Estados Unidos confirmaram 1.227 casos e três mortes.

No hemisfério sul, o Brasil conta com cinco casos até o momento, enquanto países vizinhos como Bolívia, Argentina e Peru somaram 60, 34 e 4 casos, respectivamente.

Completando a lista, Belize registrou 34 casos e a Costa Rica, um.

Opas emite alerta sobre aumento dos casos de sarampo pela segunda vez em 2025

A Opas informou que, até 6 de junho de 2025, a região do Mediterrâneo Oriental concentra a maior porcentagem de casos (35%), seguida pela África (21%) e pela Europa (16%).

A organização já havia emitido um alerta em 2025, que informava que, até 18 de abril, haviam sido registradas 2.318 pessoas infectadas.

Na época, a autoridade sanitária destacou ainda que, embora a doença seja evitável com duas doses da vacina, mais de 22 milhões de crianças em todo o mundo não receberam nem a primeira dose do imunizante em 2023.

Saiba quais os sintomas e a forma de contágio do sarampo

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa. Segundo o Ministério da Saúde, um paciente infectado pode transmiti-la para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.

O contágio ocorre por meio da tosse, do espirro, da fala e até mesmo da respiração.

Entre os principais sintomas estão manchas vermelhas no corpo, febre alta, tosse seca, irritação nos olhos, espirros e fadiga.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar