Papa lança campanha para arrecadar recursos para a Igreja Católica
A iniciativa foi divulgada pelo papa durante abertura da festa de São Pedro e Paulo e busca cobrir déficit estrutural de mais de 50 milhões de euros no Vaticano
O Papa Leão XIV lançou neste domingo, 29, nova campanha de arrecadação de recursos para suprir o déficit estimado em 50 milhões de euros que o Vaticano acumula. O anúncio foi feito durante início da celebração da festa de São Pedro e Paulo, data tradicionalmente utilizada para solicitar contribuições dos fiéis.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A ocasião foi celebrada na Basílica de São Pedro, momento no qual o pontífice agradeceu as doações dos fiéis para o Pence de Pedro, um fundo que custeia as operações do governo central da Igreja Católica. Conforme o líder religioso, ação representava “sinal de união” com seu jovem pontificado.
Modernização das doações para a Igreja Católica
O Vaticano apresentou uma campanha de arrecadação de fundos mais atualizada em comparação aos anos anteriores. Desta vez, as peças são compostas por vídeo promocional, pôster, QR Code e site para doações via cartão de crédito, PayPal, transferência bancária ou envio por correio.
O vídeo reúne cenas dos primeiros momentos de Leão XIV como papa, incluindo sua entrada na loggia - a galeria aberta - da Basílica de São Pedro logo após a eleição e a recepção do anel do pescador. A gravação está disponível em vários idiomas e tem como foco angariar fundos.
"Ajude-o a proclamar o evangelho ao mundo e a estender a mão aos nossos irmãos e irmãs necessitados. Apoie os passos do Papa Leão XIV. Faça uma doação", ressalta a mensagem central.
Problemas financeiros do Vaticano
As doações despencaram para 43,5 milhões de euros em 2022 – menor valor desde 1986 – devido aos impactos da pandemia de covid-19 e às revelações dos escândalos.
Um julgamento recente sobre o investimento do Vaticano em uma propriedade em Londres confirmou que a maioria das doações ao Pence de São Pedro foram usadas para cobrir déficits orçamentários da Santa Sé, e não para as ações de caridade papal.
Apesar das turbulências envolvendo o fundo de Pence de Pedro, as doações aumentaram para 48,4 milhões de euros em 2023 e atingiram 54,3 milhões de euros no ano passado, conforme o relatório anual do Pence de Pedro publicado na semana passada.
Em 2024, a reserva financeira acumulou 75,4 milhões de euros de despesas, o que levou a intensificação da campanha iniciada na missa da Festa de São Pedro e Paulo.
Leia mais
“Façamos da diversidade um laboratório de comunhão”, diz o papa na Solenidade de São Pedro e São Paulo
Na missa da Solenidade de São Pedro e São Paulo, o Papa Leão XIV destacou a importância da comunhão e da fé viva. “Façamos da nossa diversidade um laboratório de unidade e comunhão”, disse diante de cerca de 11 mil fiéis reunidos na Basílica de São Pedro e na Praça.
Presentes na celebração, como é tradição, também estava uma delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla.
Em sua homilia, o papa ressaltou que a história de Pedro e Paulo mostra a possibilidade de comunhão na diversidade. “Eles eram dois, mas formavam um só”, disse citando Santo Agostinho.
Leão XIV também alertou contra uma fé rotineira e sem vigor. “É importante sair do risco de uma fé cansada e estática”, disse.
Acompanhe a missa de abertura da festividade:
Leia mais