Casais cearenses vivem encontro emocionante com o Papa Leão XIV em Roma

Casais cearenses vivem encontro emocionante com o Papa Leão XIV em Roma

Dois casais de Fortaleza viveram um encontro emocionante em Roma. Foram um dos primeiros cearenses a conversar com o novo pontífice

Dois casais de Fortaleza viveram um momento que ficará marcado para sempre em suas vidas. Em meio a vários casais que aguardavam pela bênção do papa Leão XIV, os cearenses Wuldson Sousa e Maria de Jesus, e Mauro Martins e Letícia Braga, estiveram entre os primeiros cearenses a cumprimentar o novo pontífice.

O encontro aconteceu na manhã da última quarta-feira, 4 de junho, após a audiência geral na praça de São Pedro em Roma.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

LEIA TAMBÉM| Leão XIV: qual a relação do nome do novo pontífice com o papa Francisco?

Casados há três anos, Wuldson, advogado, e Maria, médica, são paroquianos da Igreja de Santa Luzia, no bairro Meireles.

Eles embarcaram para Roma no último dia 1º de junho com o objetivo inicial de participar das celebrações do Ano Jubilar de 2025, também conhecido como “Ano Santo”.

Contudo, a viagem ganhou um novo sentido quando, incentivados por um padre amigo, decidiram, ainda em maio, solicitar à Santa Sé a participação na audiência papal.

No dia 22 de maio, receberam a confirmação: o pedido havia sido aceito.

“Durante o mês de maio, eu e minha esposa nos preparamos espiritualmente para esse momento, rezando e nos colocando diante de Deus, pois sabíamos que estaríamos diante de alguém eleito pelo Espírito Santo”, relata Wuldson.

Além das orações, o casal também se preparou de outra forma. Wuldson levou um ícone que retrata a Sagrada Família na fuga para o Egito — adquirido em uma viagem anterior — para presentear o papa.

Na entrega, fez questão de mencionar a inspiração agostiniana do novo pontífice:

“Santo Agostinho diz que essa postura da Sagrada Família é modelo de obediência e de verdade. Desejamos que o seu pontificado seja firmado nesta obediência e nesta verdade.”

Segurando o quadro em mãos, o papa Leão XIV pensou inicialmente que seria somente para bênção, mas ao ouvir que era um presente, reagiu com surpresa e alegria: “Meu Deus! É muito lindo!”.

Wuldson complementa: “Ele ficou muito lisonjeado, então, e imediatamente eu pedi para ele assinar meu livro, as “Confissões de Santo Agostinho.”

O papa não só assinou, como também deu uma bênção ao casal, desejando-lhes felicidade.

Maria, devota das Santas Chagas, presenteou o papa com um envelope contendo um terço dedicado à devoção propagada no Brasil pelo padre Reginaldo Manzotti. Ao ouvir atentamente a explicação, o papa agradeceu com carinho. Veja o momento no vídeo abaixo:

 

“Até agora, o nosso coração está tomado por uma emoção muito grande. Estar com o papa é muito mais do que um privilégio. O que mais me tocou foi a combinação de simplicidade e misericórdia. Através dos gestos dele, me senti profundamente amado por Deus e pela Igreja”, diz Wuldson, emocionado.

Para Maria, a experiência também foi marcada por uma paz indescritível: “Eu estava um pouco nervosa, mas a sensação que ele transmite é de serenidade. Ele nos deixa à vontade. É uma bênção e uma honra muito grande estar ali.”

Veja as fotos com o papa

 

Outro casal cearense na audiência foi o médico Mauro Martins e a pedagoga Letícia Braga, da Comunidade Católica Shalom. Recém-casados, os dois moram no bairro Engenheiro Luciano Cavalcante e descrevem o encontro com o papa como um momento de graça e confirmação da fé.

“Saímos extasiados de lá! É uma sensação de muita paz, muita alegria. Não é uma alegria histérica, como a de um time de futebol vencendo, é uma alegria serena, de paz”, relata o casal.

Para eles, o ponto alto da experiência foi a conversa direta com o pontífice.

Ainda emocionado, Mauro conta: “Foi uma alegria muito grande para nós poder cumprimentá-lo. Na verdade, não foi só um cumprimento, foi realmente uma conversa — uma conversa de pai para filho. O Santo Padre tem um carinho muito especial com todos”.

Uma das atitudes que mais chamaram a atenção foi o tempo que o papa Leão XIV dedicava a cada casal. Enquanto o papa emérito Francisco, por questões de saúde, permanecia apenas alguns segundos com cada pessoa, Leão XIV chegava a passar cerca de um minuto com cada grupo. “Ele realmente gasta tempo conosco, sabe?”, destaca Mauro.

Um grupo de WhatsApp foi criado com todos os casais presentes para que compartilhassem registros do momento. Um dos vídeos enviados mostra que o papa permaneceu com o casal por cerca de 43 segundos. Veja abaixo:

Letícia convive com a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), uma condição hormonal comum entre mulheres em idade reprodutiva, que afeta a ovulação e, consequentemente, a fertilidade. Por essa razão, Mauro solicitou ao papa que desse uma bênção especial à esposa.

“Eu achava que ele faria uma bênção rápida, mas ele fechou os olhos e fez uma oração espontânea, pedindo saúde para o meu ventre. Foi incrível”, lembra Letícia, emocionada.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar