Cabrito, pato e ceviche: as comidas preferidas do papa Leão XIV
O gosto por sabores típicos peruanos revela um lado simples e conectado com a cultura do povo. Veja mais sobre as preferências culinárias do líder religioso
Com trajetória marcada pela missão e pela conexão com os mais pobres, o novo papa Leão XIV também carrega no coração (e no paladar) a influência da cultura peruana.
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost viveu por anos no Peru — país pelo qual se apaixonou e onde ganhou até nacionalidade.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Papa Leão XIV: amor pela gastronomia peruana
Prevost é apaixonado pela culinária local peruana. “Gostava muito de cabrito, arroz com pato e ceviche, eram seus pratos preferidos”, contou Edison Farfán, bispo de Chiclayo, cidade peruana, durante coletiva de imprensa.
O gosto por sabores típicos revela um lado simples e conectado com a cultura do povo — característica constantemente lembrada por aqueles que conviveram com Prevost no país.
Diversos registros como os de seus aniversários e momentos de confraternização começaram a circular nas redes sociais após o anúncio do conclave.
O novo Papa vivia a estética da paróquia carismática latino-americana. pic.twitter.com/D4LRSItjFf
— Annie (@AnaSoreoDracir) May 8, 2025
LEIA MAIS | Leão XIV 'abriu o caminho' para defensa de vítimas de abusos no Peru, afirmam bispos
Leão XIV viveu no Peru e se naturalizou peruano
A ligação do novo papa com o país andino começou em 1985, quando Prevost uniu-se aos agostinianos em missão. Em 2015, após décadas de atuação, ele se tornou cidadão peruano.
Descrito como um religioso moderado e atento às “periferias existenciais”, Leão XIV é visto por colegas como um guia espiritual comprometido com os valores da religiosidade popular.
Farfán reforçou esse olhar: “Ele deu toda a sua vida à missão no Peru, é sensível ao tema da pobreza e sempre esteve próximo do povo”.