Qual o estado de saúde do papa Francisco? Saiba últimas notícias
Sala de Imprensa do Vaticano divulgou boletim matutino nesta quinta, 27, sobre a saúde do pontífice. Veja as atualizações
O boletim do Vaticano na manhã desta quinta-feira, 27, informou que o papa Francisco, que está hospitalizado, “dormiu bem a noite e agora descansa”.
Ontem, a instituição divulgou que o sumo pontífice apresentou uma “leve melhora”.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"A insuficiência renal leve observada nos últimos dias foi resolvida", diz o boletim. "Uma tomografia computadorizada de tórax realizada [na terça-feira] à noite mostrou uma evolução normal da inflamação pulmonar. Os exames de sangue realizados [na quarta-feira] confirmaram a melhora observada [na terça-feira]."
O boletim divulgado na quarta-feira afirma ainda que o papa continua recebendo oxigênio de alto fluxo.
Saúde do papa Francisco: o que diz o boletim mais recente?
Nesta manhã, a Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um breve aviso afirmando que o papa acordou e segue com atividades leves para “descansar”.
Nos últimos dias, durante as manhãs, o jesuíta argentino realiza o tratamento para a pneumonia bilateral e alguns trabalhos.
Papa Francisco não teve mais crises respiratórias desde o último sábado, 22, mas seu prognóstico segue reservado — ou seja, a evolução de seu quadro ainda é incerta.
O santo padre também se recuperou de uma insuficiência renal na última terça-feira, 25.
As ordens para a divulgação de boletins diários vieram do próprio Francisco, atitude que quebra tradições centenárias, já que os diagnósticos dos papas João XXIII, em 1963, e João Paulo II, em 2005, demoraram para serem divulgados.
Com papa internado, camerlengo governa Vaticano; conheça Kevin Joseph Farrell | LEIA
Saúde do papa Francisco: Vaticano inicia vigílias noturnas
Na última segunda-feira, 24, o Vaticano iniciou uma série de vigílias noturnas na praça São Pedro para rezar pela saúde do papa Francisco.
O momento tem reunido milhares de fieis e é transmitido ao vivo nas redes sociais do Vaticano e pelo YouTube, a partir das 17 horas (horário de Brasília).
O mesmo aconteceu em 2005, pela saúde do papa João Paulo II. As celebrações são conduzidas por um dos cardeais do Vaticano.
Saúde do papa Francisco: o que aconteceu?
Papa Francisco está internado desde 14 de fevereiro, acometido por pneumonia bilateral. Na noite desse sábado, chegou a ter uma crise asmática e precisou receber oxigênio e transfusão de sangue devido à redução de plaquetas.
O sumo pontífice recebeu o diagnóstico de "infecção polimicrobiana" no trato respiratório. A condição ocorre quando vários tipos de microrganismos, como bactérias, vírus ou fungos, infectam o corpo simultaneamente — o que demandou uma mudança em seu tratamento.
No caso do papa Francisco, a infecção afetou uma região vulnerável para ele, devido a problemas de saúde anteriores. Uma tomografia torácica à qual o santo padre foi submetido dias após a internação mostrou o aparecimento da pneumonia.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente