Ave rara e monogâmica busca companheiro para procriar em zoológico na Europa

Abou é a única fêmea da sua espécie em seu país, por isso, ela foi integrada ao programa internacional de reprodução

Abou é uma cegonha-bico-de-sapato fêmea de 14 anos que vive no zoológico de Exmoor, no Reino Unido, e está procurando um parceiro macho para procriar.

Espécie raríssima, a ave tem entre suas principais características a monogamia, pouco comum no reino animal. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Abou é a única fêmea da espécie em seu país, por isso, ela foi integrada ao zoológico por meio de um programa internacional de reprodução. 

A ave é relativamente jovem e a expectativa é que ela tenha cerca de 30 anos de vida pela frente, tempo suficiente para encontrar um parceiro.

Ela nasceu em 2008 em um zoológico na Bélgica e foi enviada agora ao zoológico Exmoor devido à experiência da instituição com aves aquáticas e espécies raras. 

De acordo com os britânicos, ela já está pronta para reproduzir. Quando um macho estiver disponível para reprodução, ele também será enviado à instituição para acasalar com Abou. 

A espécie

A espécie Balaeniceps rex, conhecida popularmente como cegonha-bico-de-sapato, é considerada uma espécie de "parente vivo" dos dinossauros e corre risco de extinção - atualmente há apenas 3 mil a 5 mil delas vivas no mundo.

Uma peculiaridade dessa ave é sua habilidade de caça: ela é paciente e tem capacidade de permanecer imóvel por muito tempo.

O seu bico, que tem uma espécie de gancho na ponta, ajuda a prender com força sua presa, que são, em grande parte, peixes e rãs.

Seu tamanho varia entre 1,10m e 1,4m e seu peso pode chegar até 7kg. A distância entre as pontas de suas asas pode atingir os dois metros de comprimento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cegonha bico de sapato ave natureza europa zoologico mundo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar