Ex-marinheiro dos EUA reencontra ex-namorada japonesa após 70 anos

O ex-militar soube que a japonesa deu o nome dele a um de seus filhos

Depois de uma vida inteira de buscas e mágoas, um marinheiro veterano da Guerra da Coreia, que ocorreu entre 1950 e 1953, finalmente conseguiu reencontrar a mulher por quem se apaixonou há quase 70 anos, enquanto estava no Japão.

O norte-americano Duane Mann, de 91 anos, passou anos se sentindo culpado e temendo que a japonesa Peggy Yamaguchi acreditasse que ele a abandonou grávida, após ser enviado de volta aos Estados Unidos depois do armstício que interrompeu a guerra. 

Os dois se reencontraram na última sexta-feira, 1º de julho, depois que o ex-militar contou sua história ao canal de TV americano KETV 7, que, com a juda de uma pesquisadora, realizou a busca e promoveu o reencontro. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Como tudo começou

O relacionamento do casal começou em 1953, quando a unidade de Duane Mann estava sediada na cidade japonesa de Yokosuka.

Peggy Yamaguchi, com 22 anos, trabalhava como chapeleira do clube dos militares americanos do local, que foi onde a dupla se conheceu e se apaixonou.

A mulher teve aulas de inglês e ajudava na tradução de conversas entre os militares e moradores locais. Com a interrupção da guerra, as Forças Armadas norte-americanas enviaram vários militares de volta aos EUA para reduzir o pessoal e cortar gastos.

Entre os enviados de volta, estava Duane, que deixou Yamaguchi grávida, mas prometendo retornar e começar uma família com ela.

O plano do homem era voltar para casa, pegar o dinheiro que havia guardado em uma conta bancária no nome de seu pai - para caso ele morresse na guerra -, e comprar uma passagem de volta para o Japão. Só que o pai havia gastado a poupança.

Enquanto procuravam uma solução, o casal manteve contato por meio de cartas, mas após um mês as correspondências pararam de chegar e Duane descobriu que sua mãe interceptava as cartas e as queimava, por não querer o filho envolvido com uma mulher japonesa.

A irmã de Duane conseguiu entregar a ele uma última carta onde Yamaguchi contava que ela havia perdido o bebê e que se casou com outro americano, esse da Força Aérea.

A vida depois

Duane tocou a vida após um tempo, abrindo um negócio de hortaliças e frutas. Ele casou duas vezes e teve seis filhos.

Sua última tentativa de encontrar Yamaguchi foi postando uma foto dela e contando toda sua história no Facebook no dia 1º de maio.



Uma pesquisadora canadense do History Channel, Teresa Wong, de 23 anos, ficou emocionada com a história e conduziu sua própria pesquisa.

Ela encontrou uma notícia antiga que descrevia a vida de Yamaguchi na cidade de Escanaba, no estado do Michigan, nos Estados Unidos.

Teresa Wong compartilhou a descoberta com um repórter da KE TV7, que encontrou um filho de Yamaguchi chamado Rich Sedenquist, de 66 anos.

No início, Sedenquist ficou intrigado com a mensagem, mas procurou a mãe, que viu as fotos de Duane, o reconheceu e topou o reencontro.

Yamaguchi mora em Michigan desde 1955, agora tem 91 anos e ainda vive com o marido. E afirmou que não tinha nenhum ressentimento em relação ao ex-namorado.

O encontro aconteceu no dia 1º de junho e ps dois foram acompanhados dos filhos. Quando se viram, logo se abraçaram e Duane recebeu beijos nas bochechas da ex-namorada.

A primeira pergunta que Yamaguchi fez foi se ele lembrava dos dois dançando juntos. A conversa durou horas e o americano descobriu que Yamaguchi deu o nome dele a um de seus filhos, que se chama Michael Duane.

O ex-militar disse ao jornal Washington Post que o principal motivo da viagem era explicar o que tinha ocorrido. E como ele conseguiu fazer isso, agora está em paz com essa história.

Para Yamaguchi, o que os dois tiveram foi uma “ história especial”, e garantiu a Mann que nunca se sentiu abandonada por ele.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eua coreia jpaão guerra casal namorados tv reencontro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar