Guerra: Bolshoi tira espetáculos de diretores críticos à invasão da Ucrânia

O respeitado teatro anunciou que o ballet "Nureyev" de Kirill Serebrennikov e a ópera "Don Pasquale" de Timoféi Kuliabin seriam substituídas

O teatro Bolshoi de Moscou anunciou a retirada de dois diretores que abandonaram a Rússia e expressaram publicamente sua oposição à ofensiva na Ucrânia do seu calendário de espetáculos previsto para maio.

Em uma mensagem publicada nesta segunda-feira, 2, no Telegram, o respeitado teatro anunciou que o ballet "Nureyev" de Kirill Serebrennikov e a ópera "Don Pasquale" de Timoféi Kuliabin seriam substituídas nas seis apresentações previstas durante os feriados de maio. As razões desta mudança não foram expressas. O Bolshoi, perguntado pela AFP, não fez comentários.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Diretor e cineasta respeitado, Kirill Serebrennikov está em Berlim. No final de abril, afirmou à AFP ter deixado recentemente sua Rússia natal por uma questão de "consciência" e havia criticado duramente a ofensiva russa na Ucrânia.

Conhecido por seu apoio às pessoas LGBTQIA+, o artista foi condenado em 2020 por desvio de fundos a três anos de prisão com suspensão condicional da pena e proibido de abandonar o país.

Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Seu ballet sobre Rudolf Nureyev, um bem-sucedido bailarino que fugiu da URSS para a Europa, foi substituído por "Spartacus", uma peça sobre guerra. No começo de abril, o teatro havia apresentado este histórico ballet em apoio à operação militar russa na Ucrânia.

Timoféi Kuliabin, jovem e inovador diretor, também abandonou a Rússia e publicou várias mensagens críticas sobre o conflito nas redes sociais. Após o início da ofensiva, em 24 de fevereiro, vários grandes bailarinos do Bolshoi abandonaram o teatro. Entre eles, figuram a estrela Olga Smirnova e vários estrangeiros. O Met de Nova York pôs fim às coproduções e à turnê no exterior do Boslhoi, acontecimento anual muito esperado.

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Rússia ópera dança Ucrânia teatro Rudolf Noureiev Kirill Serebrennikov Olga Smirnova Tugan Sokhiev vida e arte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar