Alemão é investigado por tomar quase 90 vacinas para vender certificados

Idoso de 60 anos tomou pelo menos 87 doses de imunizantes diversos contra a Covid-19 nos últimos seis meses; tráfico de certificados de vacinação é problema recorrente na Alemanha

Um homem de 60 anos está sob investigação na Alemanha, na cidade de Magdeburgo, suspeito de tomar pelo menos 87 doses de vacinas contra a Covid-19. Segundo a imprensa local, ele faria parte de um esquema de tráfico de certificados de vacinação no país europeu.

O funcionário de um centro de vacinação desconfiou do homem após tê-lo visto no local dois dias seguidos. Ele avisou à polícia, que deteve o idoso. Após prestar depoimento, ele foi liberado, mas responderá a um processo criminal.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda não se sabe como funciona o esquema para burlar os mecanismos de controle das vacinações na Alemanha. As informações divulgadas até o momento indicam que o idoso frequentava centros de imunização em pelo menos dois estados no Leste do país e que, quando foi detido, ele estava com vários certificados de vacinação em branco.

Existe a possibilidade de que o idoso tenha tomado mais que as 87 vacinas pelas quais está sendo investigado, segundo a linha de investigação da polícia. Não foi divulgado se as autoridades já teriam informações sobre os clientes do homem.

Tudo indica que o público do tráfico de certificados é composto por pessoas antivacina, mas que não querem se submeter às restrições no uso de espaços públicos. O estado da Saxônia, onde o idoso foi flagrado, tem índice de imunização de 64,5%, abaixo da média nacional de 75%.

Também não há informações sobre o estado de saúde do suspeito. A aplicação de uma quantidade tão grande de vacinas contra um mesmo patógeno é um caso único, e não há estudos científicos que indiquem os efeitos que um número extremo de imunizantes para Covid-19 possam ter no corpo.

A aplicação de vacinas para prevenir doenças é uma técnica de saúde segura, de eficácia comprovada, e que vem sendo aperfeiçoada há mais de 200 anos. Os imunizantes contra a Covid-19 são feitos de substâncias aprovadas em estudos científicos que usam critérios rígidos, não apresentam efeitos colaterais graves, e são a única forma de garantir a superação da pandemia.

Mais notícias internacionais

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

idoso alemanha saxônia vacina coronavírus covid-19 covid tráfico certificado de vacinação certificado vacina covid crime certificado vacina falso

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar