Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Homem testa positivo para Covid por 78 vezes seguidas ao longo de 14 meses

Os médicos da Turquia atribuem a condição seguida de reinfecção ao sistema imunológico enfraquecido do paciente, que sofre de leucemia

O turco Muzaffer Kayasan, de 56 anos, testou positivo para Covid-19 pelo menos 78 vezes nos últimos 14 meses, considerado o maior registro de longa infecção contínua pelo vírus na Turquia. "Até um gato que passa pela janela pode me infectar", diz Kayasan. 

De acordo com o portal britânico Independent, os médicos do país atribuem a condição seguida de reinfecção ao sistema imunológico enfraquecido de Kayasan, que sofre de leucemia. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar de a rotina da vida dele se restringir as idas e vindas aos hospitais desde novembro de 2020, o turco permanece confiante com os tratamentos.

"Continuamos dizendo o quão positivo ele é, e agora, o cara ficou positivo (para Covid) e não pode voltar a negativo", brincou o filho de Muzaffer, Gokhan Kayasan, durante entrevista.

Na Turquia, quando alguém testa positivo para Covid, é necessário realizar o isolamento social por 7 dias. Segundo a mídia local, desde a primeira vez que contraiu o coronavírus, Kayasan já passou nove meses no hospital e apenas cinco em sua casa, em Istambul.

"Ele foi o caso mais longo que já rastrearam e está sendo monitorado de perto para qualquer risco de uma variante mutada", afirmou o professor de doenças infecciosas da Universidade de Istambul, que também é médico do Sr. Kayasan, Serap Simsek Yavuz. 

Outro estudo da Sociedade de Leucemia e Linfoma (LLS, na sigla em inglês), sediada nos EUA, mostrou que um em cada quatro pacientes com este tipo câncer não produz anticorpos detectáveis mesmo após receber duas vacinas.

O turco Muzaffer Kayasan está há mais de 14 meses seguidos testando positivo para Covid
O turco Muzaffer Kayasan está há mais de 14 meses seguidos testando positivo para Covid (Foto: Reprodução/YouTube/CNN Turkey)

"Não posso nem ser vacinado por causa da minha condição", revelou Kayasan em entrevista. Ele ainda acrescentou, que a pior parte desta situação, é viver longe das pessoas que ama.

Devido aos seus resultados positivos, ele foi impossibilitado de conviver com a família, mas a esposa e filho o visitam às vezes, seguindo protocolos de segurança sanitários.

Outra pessoa com quem o turco tem contato, mas apenas pelo vidro da porta dos fundos, é sua neta Azra. "Eu vou brincar com você quando ficar bem", diz ele a criança.

"Eu estava recuperado, mas ainda tenho os restos de Covid-19 no meu corpo. Esta é a única explicação que me foi dada para os testes positivos. Não tenho nenhum problema aqui além de ser incapaz de tocar meus entes queridos", desabafa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar