"Flurona": Israel detecta caso de coinfecção por Covid e influenza; Ceará tem registros

De acordo com a unidade de saúde, a paciente não havia tomado as vacinas contra a influenza ou contra o coronavírus. No Brasil, três casos de infecção simultânea dos vírus foram registados em Fortaleza em 2021

Na última semana, Israel detectou um caso de coinfecção dupla pelo vírus da gripe e Covid-19. A doença denominada de "flurona" foi registrada em uma mulher grávida, que obteve sintomas leves. A jovem estava internada no Rabin Medical Center, em Petah Tikva. A coinfecção acontece quando o paciente é diagnosticado com dois ou mais vírus ao mesmo tempo. 

De acordo com a unidade de saúde, a paciente não havia tomado as vacinas contra a influenza ou contra o coronavírus. Assim que chegou ao local, a mulher foi diagnosticada com as duas doenças. Segundo Arnon Vizhnitser, diretor do Departamento de Ginecologia da unidade de saúde, a doença é a mesma. Ambas são virais e causam dificuldade para respirar, pois as duas atacam o trato respiratório superior.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No Ceará, a coinfecção de coronavírus com Influenza já foi diagnosticada em dezembro de 2021. Dois bebês de um ano e um homem de 52 anos foram diagnosticados com os dois vírus respiratórios de forma simultânea. Todos os pacientes cearenses ficaram internados em unidades particulares, mas não tiveram quadro grave e já receberam alta. 

"Fluorona" tem registros no Ceará

Enquanto o Ministério da Saúde de Israel procura-se saber a gravidade da doença e se já ocorreram outras infecções iguais a essas no país, a preocupação a respeito da coinfecção de coronavírus com Influenza aumenta à medida em que a circulação dos dois vírus cresce em um mesmo local ao mesmo tempo. Especialistas apontam que a proteção contra as duas doenças se torna menor devido a baixa cobertura vacinal contra Influenza no Estado e uma parcela significativa da população ainda não estar com o esquema vacinal completo contra a Covid-19. 

Atualizada às 22h07min

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

coronavírus influenza gripe covid

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar