Guerra no Afeganistão: aeroporto de Cabul reabre, diz Pentágono

Operações do aeroporto de Cabul foram suspensas na noite da segunda-feira, 16, após tumultos que deixaram oito mortos; terminal estaria funcionando apenas para voos militares

O aeroporto de Cabul reabriu nesta terça-feira, durante a madrugada (noite de segunda-feira, 16, horário de Brasília). O terminal havia sido fechado pelas forças armadas estadunidenses, após um tumulto entre a tarde e a noite de segunda-feira (horário local).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Imagens do local mostram centenas de afegãos na pista do aeroporto, tentando embarcar em voos para fora do país devido à tomada de Cabul pelo Talibã. Em um vídeo (veja ao fim da matéria), pessoas estão agarradas à fuselagem de um avião que tentava decolar.

A lotação, causada por pessoas desesperadas para escapar do Afeganistão, causou um fechamento temporário na tarde da segunda-feira. Segundo o governo dos Estados Unidos, militares deram tiros de advertência para dissipar a multidão.

Após a reabertura, porém, duas pessoas armadas teriam tentado atacar a área civil do aeroporto. Elas foram mortas pelas tropas dos Estados Unidos, que definiram uma segunda interdição do terminal.

No momento, cerca de 5 mil militares estadunidenses e 700 do Reino Unido fazem a segurança do aeroporto de Cabul. Os Estados Unidos também estão no controle do tráfego aéreo do local, segundo o Pentágono.

No domingo, 15, após a chegada do Talibã aos limites de Cabul, os voos comerciais partindo do aeroporto foram cancelados, e somente aviões militares estavam pousando e decolando no local. Não foi especificado se, no momento, aeronaves civis voltaram a circular.

Oito morreram em tumulto que fechou aeroporto de Cabul

Vídeos do terminal mostraram centenas de afegãos entrando nas pistas e tentando impedir a decolagem de um dos aviões americanos. Algumas pessoas chegaram a se agarrar à fuselagem de aeronaves, caindo alguns minutos após o voo decolar.

Uma foto divulgada pelo site DefenseOne, especializado em notícias de assuntos militares, mostra um avião da Força Aérea estadunidense saindo de Cabul com centenas de pessoas a bordo. A aeronave, modelo C-17, é projetada para transporte de cargas, e não tem estrutura para levar passageiros. Segundo o site, tripulantes do voo disseram que pessoas começaram a subir no avião pela rampa de carga, que estava parcialmente aberta. A tripulação decidiu acolher os refugiados e seguir com a decolagem.

Avião da Força Aérea estadunidense decolou de Cabul com mais de 600 refugiados
Avião da Força Aérea estadunidense decolou de Cabul com mais de 600 refugiados (Foto: Reprodução/DefenseOne)

Mais sobre a Guerra do Afeganistão

Com informações da AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

afeganistão estados unidos guerra do afeganistão aeroporto cabul talibã ataque talibã afeganistão captura cabul talibã

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar