Talibã toma Cabul após presidente deixar capital e volta ao poder após 20 anos

Embora o Talibã tenha dito inicialmente que não entraria na cidade antes que um governo de transição fosse formado, o grupo mudou de ideia ao anoitecer

Combatentes do grupo fundamentalista islâmico Talibã assumiram o controle da capital afegã Cabul, enquanto o presidente Ashraf Ghani deixava o país. Embora o Talibã tenha dito inicialmente que não entraria na cidade antes que um governo de transição fosse formado, o grupo mudou de ideia ao anoitecer, justificando que era preciso manter a ordem pública após a polícia do Afeganistão ter abandonado seus postos.

"Para evitar o caos e os saques, o Emirado Islâmico ordenou aos mujahedeen que assumam o controle das áreas abandonadas", disse o talibã em comunicado, acrescentando que combatentes do talibã não atacarão nenhum oficial civil ou militar do antigo regime.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os insurgentes também prometeram que não vão buscar vingança contra ninguém, incluindo soldados ou funcionários que serviram ao atual governo.

O movimento radical islâmico retorna ao poder, 20 anos depois de ser derrubado por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos por sua recusa em entregar o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, após os ataques de 11 de setembro de 2001.

As forças de segurança afegãs não ofereceram resistência enquanto os insurgentes, que tomaram a maior parte do país em apenas uma semana, apareceram na manhã deste domingo (horário local) nos arredores de Cabul.

No fim da manhã, os postos de controle tinham sido abandonados por tropas afegãs, enquanto moradores em pânico congestionavam as ruas. Também pela manhã, Ghani fugiu do palácio presidencial e ficou na Embaixada dos Estados Unidos. Ele deixou a capital afegã à tarde.

No início da tarde, o Talibã assumiu o controle da principal prisão de Pul-e-Charkhi em Cabul, libertando milhares de presos, conforme vídeos publicados em redes sociais. À noite, a estrada principal para o aeroporto de Cabul - repleta de afegãos tentando escapar e com milhares de soldados norte-americanos tentando garantir a retirada da cidade - tinha combatentes do talibã misturados a tropas afegãs uniformizadas.

(Com Dow Jones Newswires)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Afeganistão Taleban guerra

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar