Incêndio no César Cals: Enel afirma que houve defeito na rede elétrica interna
A Enel informou ainda que realizou o desligamento emergencial para garantir os trabalhos contra o fogo e no cuidado com os pacientes
Após incêndio no Hospital César Cals, na manhã desta terça-feira, 13, a Enel Distribuidora afirmou, em nota, que "houve um defeito interno na rede de energia local, que é de responsabilidade do Hospital".
A Enel informou ainda que realizou o desligamento emergencial para garantir os trabalhos contra o fogo e no cuidado com os pacientes.
"A distribuidora informa ainda que também deslocou geradores e equipe especializada para prestar o apoio necessário durante a ocorrência", cita a nota.
De acordo com o major Aluízio Freire, superior de operações do Corpo de Bombeiro Militar do Ceará (CBMCE), os bombeiros foram acionados por volta das 10h50min.
A primeira guarnição chegou ao local e encontrou um incêndio restrito à sala de geradores de energia do hospital.
Ainda de acordo com o major, o incêndio provocou a interrupção do fornecimento de energia no hospital, embora a estrutura principal não tenha sido afetada. Ele explicou que as chamas se concentraram na área dos geradores. “O que causou o incêndio, somente uma perícia para identificar”, afirmou.
Pacientes são transferidos até situação de energia ser normalizada
Uma operação de comboio de ambulâncias está transferindo os pacientes mais graves do Hospital César Cals.
Dezenas de ambulâncias foram posicionadas na avenida Imperador, no Centro de Fortaleza, para levar os pacientes. Imagens mostram bebês em incubadoras e adultos sendo colocados nos veículos.
Conforme a secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, 10 a 15 pacientes já teriam sido transferidos. Outros 40 do setor de médio risco estariam aguardando transporte para diferentes unidades hospitalares.
Em entrevista à imprensa na frente do Hospital, a secretária afirmou que nenhuma área assistencial foi atingida. As transferências estão ocorrendo por precaução, já que a situação de energia na unidade ainda não foi normalizada.
Bebês em incubadoras chegaram a ser levados para o Beco da Poeira
Após o incêndio, alguns recém-nascidos em incubadoras foram levados para área interna do shopping comercial “Beco da Poeira”, também localizado na avenida Imperador, no Centro de Fortaleza.
Os pacientes foram encaminhados ao local por necessitarem de energia para o funcionamento das incubadoras.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram os recém-nascidos em um dos corredores do shopping, cercados por roupas e acompanhados por profissionais de saúde que prestam assistência no local, além dos comerciantes e população.
Com informações do repórter Kleber Carvalho