Prefeitura de Fortaleza anuncia Faixa Azul para motociclistas; saiba quais serão as primeiras vias
Portaria publicada pela Senatran autoriza a AMC a implementar as faixas em vias movimentadas da Capital. Pici e Cocó serão os primeiros bairros a receber a ação
O projeto Faixa Azul, que prioriza motocicletas, começará a ser implementado em algumas vias de Fortaleza. A informação foi dada pelo prefeito da Capital, Evandro Leitão (PT), nesta segunda-feira, 6, nas redes sociais.
Objetivo do projeto, que vinha sendo estudado deste abril deste ano, é criar faixas prioritárias para motocicletas em ruas e avenidas mais movimentadas de Fortaleza, com o intuito de aumentar a segurança e diminuir acidentes.
LEIA | Prefeitura busca autorização para implementar faixa prioritária para motos em Fortaleza
Uma portaria publicada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) autoriza, até 31 de março de 2026, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC) a implementar estudo experimental com sinalização voltada para a circulação de motociclistas, denominada Faixa Azul.
Como funcionam as Faixas Azuis
Conforme material publicado pelo O POVO, serão pintadas faixas de sinalização na cor azul, que irão direcionar o tráfego dos motociclistas.
A faixa não é exclusiva e nem obrigatória, e sim prioritária. Os motoqueiros devem seguir todas as regras de trânsito da via.
Relatórios trimestrais contendo a quantidade de acidentes envolvendo motos, avaliação da causa dos sinistros, volume de tráfego e velocidade operacional das vias com faixa azul, deverão ser enviados pelos órgãos municipais de trânsito das cidades incluídas nos testes.
Faixa Azul: confira quais vias estão incluídas no projeto
Ainda no documento, algumas especificações para a implementação da sinalização devem ser atendidas. Confira abaixo:
Para as vias com velocidade regulamentada de até 50 km/h: largura mínima da faixa de 1,10 metros, medida entre eixos da linha de cor branca, incluindo-se a largura da linha de cor azul.
Vias com velocidade regulamentada de 60 km/h: largura mínima da faixa de 1,20 metros, medida entre eixos da linha de cor branca, incluindo-se a largura da linha de cor azul.
Vias incluídas no projeto Faixa Azul
- Avenida Alberto Craveiro | extensão aproximada de 2,7 km por sentido;
- Avenida Humberto Monte, no trecho compreendido entre a Rua José de Pontes e a Rua Rio Grande do Sul | extensão aproximada de 1,6 km por sentido;
- Avenida Santos Dumont, no trecho compreendido entre a Av. Engenheiro Santana Junior e a Rua Professor Otávio Lobo | extensão aproximada de 1,0 km, sentido único;
- Avenida Presidente Costa e Silva, trecho compreendido entre a Av. Juscelino Kubitschek e a Avenida Godofredo Maciel | extensão aproximada de 4,0 km por sentido.
Vias no Cocó e Pici serão as primeiras a receber o projeto
Em suas redes sociais, Evandro informou que as primeiras vias a receberem o projeto são as avenidas Humberto Monte, no bairro Pici, e a Santos Dumont, no bairro Cocó.
“É um compromisso nosso para dar mais segurança e agilidade para os motociclistas de Fortaleza (...) Vamos diminuir acidentes e ordenar o trânsito em nossa Cidade", disse na publicação.