Ceará ganha Centro de Estudos em Vigilância em Saúde com nome de Maria Zélia Rouquayrol

Ceará ganha Centro de Estudos em Vigilância em Saúde com nome de Maria Zélia Rouquayrol

Nova estrutura visa fortalecer a produção de conhecimento e a formulação de políticas públicas na área da saúde coletiva no estado

Com o objetivo de impulsionar pesquisas e políticas públicas voltadas ao fortalecimento da vigilância em saúde no Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) inaugurou, nesta segunda-feira, 4, a sala do Centro de Estudos em Vigilância em Saúde do Ceará Maria Zélia Rouquayrol.

A estrutura funcionará na sede da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep), localizada na Rua Oto de Alencar, nº 193, bairro Jacarecanga, em Fortaleza.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Segundo a Sesa, o centro foi criado para planejar, coordenar, executar e avaliar ações de educação permanente e de políticas governamentais relacionadas à Vigilância em Saúde.

LEIA TAMBÉM| Prefeitura de Fortaleza fará seleção para professores substitutos; veja como fazer inscrição

Homenagem a uma referência na saúde pública

O espaço foi batizado com o nome de Maria Zélia Rouquayrol, referência nacional na área. A escolha homenageia sua contribuição científica e educacional, especialmente na formação de profissionais e no fortalecimento da saúde pública por meio da produção de conhecimento.

“Maria Zélia mostrou que o gestor público, especialmente na área da Saúde, não trabalha sem a ciência, sem evidências científicas, sem dados. Acho que esse é o maior legado da doutora Zélia”, afirmou a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho. “Ela mostrou que, para construir qualquer política pública, é preciso da Vigilância.”

LEIA MAIS | Casa do Cidadão do Shopping Iguatemi ganha Sala Sensorial

Trajetória e legado de Maria Zélia Rouquayrol

Natural de Pernambuco, Maria Zélia Rouquayrol graduou-se em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e transferiu-se, em 1958, para a Universidade Federal do Ceará (UFC), onde lecionou até se aposentar, em 1997. Em 1998, foi agraciada com o título de Professora Emérita da UFC.

Sua obra mais conhecida é o livro Epidemiologia & Saúde, idealizado por ela e publicado pela primeira vez em 1982. Com oito edições ao longo dos anos, a publicação tornou-se um dos principais referenciais para o ensino da Saúde Coletiva no Brasil. Maria Zélia também recebeu a Medalha de Prata Oswaldo Cruz, uma das maiores honrarias da saúde pública brasileira.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar