Guerra entre facções: Vicente Pinzón chega ao 12º homicídio em um mês

Guerra entre facções: Vicente Pinzón chega ao 12º homicídio em um mês

Na tarde desta quarta-feira, 30, um jovem de 19 anos foi assassinado a tiros em um beco do bairro. Suspeitos do crime são procurados pela Polícia

Um jovem de 19 anos, que não teve a identidade divulgada, foi assassinado no início da tarde desta quarta-feira, 30, em um beco localizado na rua Novo Farol, no bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza. Foi o 12º segundo assassinato registrado no bairro desde o dia 29 de junho passado, conforme levantamento do O POVO.

No caso desta quarta, nenhum suspeito havia sido preso até a publicação desta matéria. A 1ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso, informou em nota a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Como O POVO vem mostrando desde o começo do mês, o Vicente Pinzón passa por um conflito entre as facções criminosas Guardiões do Estado (GDE) e Comando Vermelho (CV).

A GDE era a facção predominante no bairro, mas, após um dos chefes do grupo ser "decretado" pela própria organização, ele decidiu fazer parte do CV, levando consigo os seus aliados. Essa liderança foi identificada como Ronald Pinto dos Santos, o "Bicho Feio".

Desde então, o grupo ligado a esse homem enfrenta a "Tropa do Abóbora", célula da GDE que age no Vicente Pinzón. Além dos assassinatos, tiroteios têm sido praticamente diários na região, que também registrou expulsão de moradores.

Na última segunda-feira, 28, uma mulher de 34 anos foi assassinada na comunidade da Lagoa do Coração. Ela, que não teve a identidade divulgada, foi morta a tiros em plena via pública.

Um suspeito do crime, que também não foi identificado, foi preso na terça-feira, 29, em São Gonçalo do Amarante, município da Região Metropolitana de Fortaleza.

“As investigações seguem no intuito de localizar e prender outros envolvidos, bem como elucidar a motivação do fato”, informou a SSPDS. “Inicialmente, as investigações apontam a motivação relacionada a disputa entre grupos criminosos na região”.

Antes, em 23 de julho, por volta das 10h30min, Douglas Artur Araújo Alves, de 18 anos, havia sido assassinado a tiros na comunidade conhecida como Morro das Placas.  Um suspeito do crime, identificado como Edvandro de Souza Costa, o 'Anjo da Morte" ou "Neguim" foi preso ainda em estado de flagrante.

A Polícia Civil apontou Edvandro como um dos "frentes" da GDE na comunidade. Ele teve a prisão preventiva decretada.

SSPDS: 39 pessoas já foram presas no Vicente Pinzón

Na última sexta-feira, 25, a SSPDS divulgou que 39 pessoas haviam sido presas no Vicente Pinzón no mês de julho. Somente o DHPP, afirmou a SSPDS, capturou no período 13 pessoas pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio, integrar organização criminosa, tráfico e roubo. 

"No período, ainda foram apreendidas 19 armas de fogo e quase 15 quilos de drogas", também afirmou a pasta, destacando que, desde o começo do mês, houve um incremento do policiamento na região.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar