Retomada após 2 anos, obra de areninha na Paupina deve ser entregue até novembro
Ordem de serviço para a retomada da intervenção foi assinada neste sábado, 12; moradores cobram melhorias também no entorno da praça esportiva
A construção da Areninha do Copacabana, equipamento esportivo no bairro Paupina, em Fortaleza, foi retomada durante este fim de semana. Após dois anos paralisada, a reforma teve ordem de serviço neste sábado, 12, e deve ser concluída até novembro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O prazo foi informado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço. De acordo com o gestor, o objetivo do novo equipamento é oferecer não apenas um equipamento para a prática de esportes, mas também um local de convivência entre os moradores do bairro.
“Tenho certeza que onde nós fazemos, a areninha melhora a convivência comunitária, o espaço de lazer, o encontro das famílias, o tempo que as crianças se ocupam praticando esporte, as pessoas também de idade… É um momento importante para a comunidade, para ela saber que aqui vai ter um equipamento e que ela vai poder aqui se encontrar, praticar esporte e isso é muito importante para a saúde do nosso povo”, pontua Elmano.
Antes chamado “Campo do Copacabana”, o espaço era um campo de futebol, comumente utilizado por moradores da Paupina e bairros vizinhos. O projeto para que o campo se transformasse em uma areninha começou em 2021, com obras iniciadas pelo Governo do Estado.
Elmano afirma que obras foram interrompidas no ano de 2022 devido à divergências políticas com a gestão do então prefeito José Sarto (PDT).
Quem mora na região desde então, e se valia do Campo, lembra os momentos antes da reforma, quando o local era ponto de lazer e prática de esporte para famílias da Paupina e bairros limítrofes.
“Antigamente, era bom. Tinha uma movimentação maior, o povo caminhava… tudo era bom. Deixaram de vir porque começaram uma obra dois anos atrás e aí pararam. Fecharam, colocaram os tapumes e foi embora todo mundo”, conta Ednardo Pinheiro, bombeiro hidráulico e morador do bairro Alto Alegre, vizinho à Paupina.
Moradores esperam melhorias no entorno de futura areninha
Além das reformas no gramado e estruturas dentro das paredes da futura Areninha do Copacabana, os moradores da região esperam que o equipamento traga melhorias também no entorno da região, como calçadas e limpeza urbana.
Orlando Oliveira, 53, conta que durante o tempo em que a obra ficou parada, o campo foi tomado por sujeira e matagais, necessitando de limpeza e poda dos próprios moradores da região. O morador espera que a reforma melhore também os bancos e a calçada ao redor do campo, que hoje apresentam buracos e pedaços se soltando.
“Agora com certeza vai crescer. Acredito que vão ajustar ao redor também, né? Vão ter materiais para fazer exercício como tem em outras areninhas. Não só a areninha pra jogar bola, mas também ao redor para caminhar de manhã, à noite… vendas também de quem vai trazer lanche para vender. Vai crescer esse movimento”, conta o digitador que reside no bairro há um ano e meio.
Também presente na assinatura da ordem de serviço, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), ressaltou investimentos na região para além do palco esportivo, nas áreas de saúde e saneamento básico.
“Fizemos uma parceria com o governo federal através do programa Periferia Viva onde foram anunciados mais de R$ 100 milhões de investimentos aqui na Paupina. Serão obras de drenagem, postos de saúde, Cras… enfim, diversas intervenções que iremos fazer”, pontuou gestor.
LEIA TAMBÉM: Evento no residencial José Euclides demanda Agência Comunitária dos Correios