Quatro das cinco escolas com melhores notas no Enem estão em Fortaleza; saiba quais
Outras quatro escolas da Capital aparecem entre as 50 com melhores resultados na prova de 2024. Ranking divulgado pelo Inep é liderado por colégios particulares
Fortaleza domina o topo do ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024: quatro das cinco escolas com as maiores médias do País estão localizadas na capital cearense. É o que mostram os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), disponibilizados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC).
Por meio deles, é possível conhecer a nota de cada instituição de ensino brasileira. A seguir, a Central de Dados do O POVO+ preparou uma lista das 50 escolas com os melhores resultados.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O pódio do ranking é liderado por escolas privadas: em primeiro lugar está o Colégio de Aplicação Farias Brito, que teve média de 789,93 na avaliação nacional. Já o Colégio Christus - Pré-Universitário aparece em segundo, com média de 762,45.
Ranking das 50 escolas do Brasil com melhores notas no Enem 2024; confira
Em terceiro lugar, o Colégio Classe A, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, pontuou a média de 761,81. Em seguida estão o Colégio Ari de Sá Cavalcante, com média de 760,09, e o Colégio Farias Brito Pré-Vestibular Central, com 759,67 — em 4º e 5º lugar, respectivamente.
O ranking divulgado pelo Inep é liderado por colégios particulares. Quando consideradas as 50 escolas mais bem colocadas, a instituição pública com melhor colocação foi o Colégio de Aplicação da UFV, em Viçosa, Minas Gerais. A instituição aparece em 30º lugar.
O Colégio Politécnico da UFSM, em Santa Maria (RS), obteve a segunda melhor colocação entre as escolas públicas (31º lugar). Se destaca, em terceiro (47º no ranking geral), o Colégio Naval, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
A nota é uma média da redação com as quatro provas objetivas (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) de todos os estudantes da escola que fizeram o exame naquele ano.
Estudantes que faltaram ao teste foram descartados da média e colégios com menos de dez participantes não são computados, já que o MEC não divulga esses resultados.