Obras raras da Biblioteca Pública do Ceará são restauradas
Ao todo 15 publicações do final do século XIX e início e meados do século XX serão conservadas por estudantes do Curso de Conservação e Restauração de Bens Patrimoniais desde de 2 junho até 23 de julho deste ano
Ações de conservação e restauro de obras raras do acervo da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), no bairro Moura Brasil, em Fortaleza, estão sendo realizadas por alunos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), no período de 2 de junho até 23 de julho deste ano.
LEIA MAIS - Do Ponto ao Patrimônio": Ceará investe em iniciativas de digitalização para preservação do patrimônio
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ao todo, 15 publicações do final do século XIX e início e meados do século XX serão conservadas pelos estudantes do curso de Conservação e Restauração de Bens Patrimoniais – segmento PAPEL, da EAOTPS.
O conjunto de obras selecionadas para serem restauradas durante integra o acervo do setor de Obras Raras da Bece.
Entre elas está “Dolentes” - a única obra de autoria do escritor e poeta cearense Lívio Barreto (1870-1895) - lançada em 1897, dois anos após sua morte, foi considerada pioneira do movimento literário do simbolismo no Brasil.
O acervo do setor de Obras Raras da Bece, um dos mais importantes do País, com obras escritas em português, latim clássico, francês e inglês.
Durante as atividades práticas de restauração os alunos aprendem as seguintes aplicações:
- técnicas de higienização,
- técnicas restaurativas no papel,
- preparação de soluções químicas para intervenções sobre o papel,
encadernação e - acondicionamento das publicações.
O trabalho é feito no Laboratório de Conservação e Restauro de Papéis da Bece e a previsão é concluir no final de julho.
O curso de Conservação e Restauração de Bens Patrimoniais resulta de uma parceria da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar.
Ações de Conservação e Restauração de obras raras da Bece
- Onde: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) - Avenida Presidente Castelo Branco, 255, Fortaleza/CE
- Período: de 2 de junho a 23 de julho, de terça a sexta-feira
- Horário: 13h30 às 17h15