Fortaleza terá 256 novos profissionais para Rede de Atenção Psicossocial

Lei assinada convoca 87 terapeutas ocupacionais, 62 assistentes sociais, 59 psicólogos e 48 enfermeiros nesta sexta-feira, 13

12:41 | Jun. 13, 2025

Por: Kaio Pimentel
Prefeitura de Fortaleza sanciona criação de 256 cargos para reforçar saúde mental nesta sexta-feira, 13 (foto: Reprodução/ Beatriz Boblitz (Prefeitura de Fortaleza) )

Fortaleza terá 256 novos profissionais para Rede de Atenção Psicossocial (Raps). A criaação de 256 cargos foi anunciada pelo prefeito Evandro Leitão (PT) nesta sexta-feira, 13.

Ao todo, serão convocados 87 terapeutas ocupacionais, 62 assistentes sociais, 59 psicólogos e 48 enfermeiros.

Serão chamados os aprovados e integrantes do cadastro de reserva do último concurso público realizado especificamente para a assistência da saúde mental de Fortaleza.

LEIA MAIS | Os dilemas em torno da saúde mental

A proposta, sob título de Lei Complementar nº 34/2025, havia sido enviada à Câmara Municipal da Capital (CMFor) nessa quarta-feira, 11, sendo aprovada por unanimidade

 

 

"Acabamos de sancionar a lei que cria novos cargos para reforçar a saúde mental da nossa Cidade. Logo mais, convocaremos os 256 profissionais para fortalecer nossa Rede de Atenção Psicossocial”, celebrou o prefeito no ato de sanção.

De acordo com a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Riane Azevedo, o reforço era necessário para ampliar a cobertura e a resolutividade da Rede.

"Nós sabemos o quanto a saúde mental tem sido uma preocupação crescente, especialmente após a pandemia [de Covid-19]. As pessoas vêm enfrentando muitos desafios, e vimos a necessidade de fortalecer essa rede de cuidado psicossocial", afirmou a secretária.

O presidente da CMFor, vereador Léo Couto, também destacou a celeridade da tramitação da Mensagem na Câmara e celebrou a parceria entre os poderes Legislativo e Executivo na qualificação da saúde pública municipal.

"Nós estamos na Casa Legislativa para apoiar as ações voltadas ao bem-estar da população", prioriza.

O que é a Rede de Atenção Psicossocial (Raps)

Segundo a Prefeitura, a Raps de Fortaleza é composta por 24 equipamentos, sendo 16 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) — seis gerais, três de atendimento infantil e sete de atendimento a dependentes de álcool e outras drogas — quatro unidades de acolhimento e quatro residências terapêuticas.

Prefeitura informa ainda que existem 25 leitos infantojuvenis para internação na Sociedade de Assistência e Proteção à Infância (Sopai) e apenas 12 leitos para desintoxicação na Santa Casa de Misericórdia.

O serviço é "porta aberta", no qual o usuário pode procurar diretamente, ou ser encaminhado por um dos 134 postos de saúde da Capital, que atendem, entre outras necessidades, demandas de saúde mental.

De acordo com o Município, é feita uma avaliação inicial nos Caps e, conforme a necessidade do usuário, é feito o encaminhamento aos serviços de cada unidade.