Camilo diz que atraso do resultado do Sisu foi um "problema de processamento"
Ministro falou sobre o assunto durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a segunda etapa das obras do ITA campus Ceará, nesta segunda-feira, 27
O ministro da Educação, Camilo Santana, informou que o atraso da divulgação dos resultados do Sisu ocorreu em razão de "um problema no processamento". Classificações estavam previstas para serem divulgadas nesse domingo, 26, mas só foram divulgadas na manhã desta segunda-feira, 27.
Gestor falou sobre o assunto durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a segunda etapa das obras do ITA campus Ceará. Cerimônia ocorreu na tarde de hoje, na Base Aérea da Capital.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Os resultados estavam previstos para ontem, mas o Governo avisou sobre o adiamento já no final do dia. No X (antigo Twitter), candidatos reclamaram da demora e também das classificações terem sido divulgadas em uma planilha e não na página com os resultados automáticos, como nos anos anteriores.
Em coletiva de imprensa realizada na cerimônia de hoje, o ministro foi questionado sobre o atraso e o método de divulgação. "A previsão da divulgação do Sisu foi ontem, então nós tínhamos até meia-noite. Houve um problema no processamento, mas às 6 e 51 da manhã já estava publicado o resultado do Sisu para todos os alunos que concorreram a vaga do Sisu no Brasil", respondeu, sem dar mais detalhes.
O POVO procurou a assessoria do MEC, por meio de e-mail e WhatsApp, para saber mais acerca do problema apontado pelo gestor, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno.
Resultados do Sisu 2025
No início da noite, a entidade divulgou que o estado que recebeu o maior número de inscrições no Sisu 2025 foi Minas Gerais, com 331.290, e também com o maior número de aprovados: 33.192.
Logo depois "está o Rio de Janeiro (com 255.986 inscrições e 28.058 aprovados, para uma oferta de 28.424 vagas) e São Paulo (com 215.348 inscrições e 13.585 aprovados, para uma oferta de 13.638 vagas)".
O Ceará ficou em sexto lugar no total geral de estudantes aprovados nesta edição do Sisu, com 14.584 aprovações. Unidade federativa teve 149.942 inscrições, considerando que cada candidato inscrito poderia escolher até dois cursos. Ainda segundo o MEC, "das 14.650 vagas ofertadas por instituições cearenses, restam remanescentes apenas 66".
O curso de Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC) foi o mais concorrido. Formação contou com 5.876 inscritos e 160 aprovações. Em segundo vem Psicologia, também da UFC, com 3.760 inscrições e 80 pessoas aprovadas.
Procurada pelo O POVO sobre o desempenho do Ceará, a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) "informou que fará um estudo sobre os dados divulgados e irá se manifestar assim que possível".
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente