Amigos do Peito CE: projeto celebra dez anos de iniciativa com evento para mulheres

Desde o início do projeto, mais de 350 mulheres foram beneficiadas com a micropigmentação mamária. O evento contará com palestras, depoimentos, rodas de conversa e mais

Beneficiando mulheres mastectomizadas há uma década, o Projeto Social Ação Amigos do Peito CE está em sua 11º edição. Para celebrar os dez anos de projeto, evento será realizado nesta quarta-feira, 16, e ofertará o redesenho de mamilo e aréola.

O mutirão de micropigmentação acontece das 8 às 12 horas no laboratório de estética da Unifametro, em Jacarecanga, em Fortaleza. Já na unidade Carneiro da Cunha, também da Unifametro, das 13h30min às 17 horas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ao O POVO, a coordenadora da ação, Gisele de Paulo, conta que o projeto nasceu quando um grupo de amigas micropigmentadoras estava em um congresso no Rio de Janeiro.

“Assistimos à apresentação de um projeto semelhante, que era realizado em Santo André, no interior de São Paulo. Aquele momento nos influenciou demais e nos inspirou extremamente para trazermos o mesmo aqui para Fortaleza”.

De acordo com Gisele, é necessário que a paciente já tenha realizado os tratamentos de quimio e radioterapia, estando de alta médica, e que já esteja com sua prótese mamária. “A intenção da micropigmentação paramédica é reconstruir a aréola e mamilo através da arte da micropigmentação”, explica.

 

 

Para realizar os procedimentos, é usado um aparelho chamado dermógrafo, utilizado para aplicar tinta na face e corrigir ou destacar detalhes, como fios da sobrancelha, delineador e contorno da boca.

“É acoplada uma agulha e usamos diversas [agulhas] de acordo com os efeitos que a gente quer dar. Se são traços, sombras ou texturas diferentes. Utilizamos tintas próprias para micropigmentação e tatuagem”.

Conforme a coordenadora, são utilizados dermocosméticos para preparar a pele e reparar após o procedimento. “Finalizamos com um adesivo, como se fosse um curativo, para deixar a pele protegida”.

Comemoração contará com palestras e roda de conversa 

Gisele conta que na quarta-feira, 16, será realizado um mutirão de micropigmentação, das 8 às 12 horas, somente às profissionais voluntárias micropigmentadoras, equipe de apoio e mulheres mastectomizadas.

Durante o período da tarde haverá um evento aberto ao público. “Comemoraremos os dez anos do Projeto Amigos do Peito. Teremos palestras informativas, depoimentos de pacientes, rodas de conversa, música e os parabéns do projeto (...) Aguardamos o público para que mais pessoas saibam que o projeto existe e que mais mulheres consigam ser abençoadas com o projeto”.

Ainda de acordo com a coordenadora, o projeto não acontece somente em formato de mutirão no mês de outubro. “Essa é uma das faces do projeto. Ele perdura em atividade durante o ano inteiro, onde essas mulheres são atendidas por esses voluntários, cada uma individualmente em seus consultórios”, finaliza.

Serviço 


Comemoração 10 anos do projeto Amigos do Peito Ceará
Quando: 16/10
Mutirão exclusivo para pacientes
Das 8 às 12 horas
Onde: rua Padre Ibiapina, 1129, Centro. UniFametro Campus Conselheiro Estelita. Fortaleza (CE)
Evento comemorativo (aberto ao público)
Das 13h30min às 17 horas
Onde: rua Carneiro da Cunha, 180, Jacarecanga. UniFametro Campus Carneiro da Cunha. Fortaleza (CE)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar