Exposição apresenta informações sobre os 121 bairros de Fortaleza
A exposição é aberta ao público e traz curiosidades sobre os bairros da Capital em uma linguagem lúdica
A exposição "Fortaleza em 121 Bairros" segue em cartaz até o próximo dia 27 de julho, na sede do Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCCBN), no bairro Centro. Com mapas interativos e dados sobre a população, a mostra é aberta ao público e ocorre de terça-feira a sábado.
Realizada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan Fortaleza), em parceria com o CCCBN, a mostra busca ampliar o acesso da população a informações sobre seus territórios.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Quando o aluno vê o seu bairro incluso em uma exposição, eles se sentem pertencentes”, disse Leo Jorge, professora de História da rede municipal em Acarape.
A professora apreciou a exposição e tem planos de mostrar aos estudantes a exibição que, originalmente, foi criada para ser uma base unificada cartográfica, disponível em um site. A plataforma não está disponível para consulta pela população atualmente devido ao período eleitoral.
A filósofa clínica Clísia Félix soube da mostra pelas redes sociais e se interessou pela exibição. Ela buscou a exposição para “entender como foi construída a história desde o princípio até o que hoje encontro como bairro”.
"O mundo virtual não é suficiente para alcançar cada cidadão. Ter uma opção analógica ajuda a aproximar a pessoa do seu próprio território, conhecendo serviços e construindo, inclusive, uma identidade”, disse Larissa Menescal, presidente do Ipplan Fortaleza.
Para Larissa, “transformar a plataforma em uma exposição foi uma estratégia de pedagogia urbana, de fazer com que a informação sobre o território fique mais acessível”.
Além da exibição, o espaço da mostra está sendo utilizado para encontros que discutem os lugares da cidade. Alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC), que atuam como agentes de cultura, aproveitaram a exposição para realizar pesquisas. O 8º Fórum das Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) também ocorreu no local.
Larissa Menescal conta que, após encerrar a mostra no CCBN, o desejo do Instituto é levar a exposição a outros espaços de Fortaleza para “fortalecer o debate sobre território e planejamento na cidade”. A acessibilidade também deve ser ampliada, com planos de fazer impressões em braille.
Serviço
Exposição Fortaleza em 121 Bairros
Aberto ao público
Quando: Até 27 de julho
Horário: de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas; sábado, das 9 às 16 horas
Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste (rua Conde D’Eu, 560 - Centro)