Tim-tim: público comemora 298 anos de Fortaleza com programação no Aterro

Com shows de Vanessa da Mata, Preta Gil, Entre Mulheres, grupo Borogodó e participação da DJ Maria Tavares, Fortaleza festejou ontem seus 298 anos no Aterrinho da Praia de Iracema. A música deu o tom da festa

De um lado, uma Fortaleza com belas praias, orla agradável e estruturada para um passeio sozinho ou acompanhado, bons restaurantes, cena cultural efervescente, bares e casas de shows para todos os estilos. Além disso, povo hospitaleiro e uma gastronomia que não deixa a desejar se comparada às outras capitais brasileiras.

Do outro lado, uma cidade de contradições, com uma preocupante desigualdade social, violência, falta de infraestrutura e transporte coletivo deficiente para atender a sua população.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA: Vanessa da Mata celebra aniversário de Fortaleza com show no Aterro da Praia de Iracema

Mas a noite deste sábado, 13, foi de festa para comemorar os seus 298 anos, mesmo com todos os seus contrassensos. O palco do encontro foi o Aterrinho da Praia de Iracema. Enquanto aconteciam os shows das das cantoras Vanessa da Mata e Preta Gil - que levantaram o público com seus grandes sucessos -, além da apresentação dos grupos Essas Mulheres e Borogodó e da DJ Maria Tavares no intervalo de cada atração musical, O POVO circulou entre o público presente para saber: “Por que Fortaleza merece ter o seu aniversário comemorado?".

A psicóloga Amanda Assis foi uma das que compareceu ao evento. Acompanhada da companheira, a engenheira civil Camila Mareco, Amanda destaca que Fortaleza é uma cidade que vem se desenvolvendo de forma positiva.

“No momento temos muito o que comemorar, apesar dos problemas, como toda cidade grande. Tem muito engarrafamento e violência. Mas o povo daqui é muito acolhedor. Quando você chega, o pessoal te ajuda”, diz a recifense, moradora da capital cearense há 22 anos. Já Camila aponta como positivo o crescimento da cidade nos últimos 20 anos. “Acho a melhor capital do Brasil, apesar de que deveria melhorar no transporte público”, pontua.

Quem também esteve presente na noite festiva foi o professor de história, Ticiano Queiroga.

“Como toda etapa da vida do ser humano, as evoluções merecem ser colocadas, e a gente merece comemorar, mesmo com as várias contradições que a cidade tem. De um lado 75% de Fortaleza é periferia, e do outro a gente tem os mais ricos do Nordeste. Mesmo com tudo isso, a cena cultural é muito grande, e o povo abraça muito esta questão.” Segundo ele, nada melhor do que trazer música para a população.

Quem aproveitou a noite para ganhar uns trocados a mais e também se divertir foi o comerciante Raimundo Cleano Pereira de Oliveira. Acompanhado da irmã, o ipuense se desdobrava em vender suas bebidas em uma pequena barraca, enquanto curtia os variados estilos musicais proporcionados pela noite. E dançava na sua inquietude.

“Fortaleza é uma cidade maravilhosa e tem que ter o seu aniversário comemorado todos os anos. Essa reforma recente que teve na Praia de Iracema deixou ela muito mais bonita. A cidade é turística. Isso sem falar nos músicos, que são muito bons.”

Assim como foi feita à população presente à festa de aniversário da Cidade, O POVO também perguntou ao prefeito José Sarto “Por que Fortaleza deve ter seu aniversário comemorado?”.

Após destacar que o palco musical foi composto apenas por atrações femininas, o administrador do município enfatizou que Fortaleza é hoje a maior economia do Nordeste.

“Nós temos a melhor qualidade de educação do Brasil. Nós temos a mobilidade urbana reconhecida internacionalmente. Fortaleza hoje tem a qualidade do ar reconhecida pela Organização Mundial da Saúde. Temos políticas inovadores, passe livre estudantil, entrega de remédio em casa”, disse ele. 

Assim como o prefeito, o atual secretário da cultura de Fortaleza, Roberto Viana, teceu elogios ao Município.

“Além de ser uma cidade maravilhosa, ela merece ser comemorada por ter se mostrado como uma cidade que está dando certo. Somos líder no Nordeste, referência na educação, na saúde, temos o maior investimento em política de juventude na América Latina e no Brasil, investimento em cultura. Então, ela merece ser celebrada.”

Veja fotos do show de Preta Gil no Aterro da Praia de Iracema:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

show no aterro anversário fortaleza 298 anos fortaleza vanessa da mata preta gil

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar