Praça Dom Hélder Câmara: Prefeitura elabora projeto de requalificação

Equipamento público tem sido alvo de reclamações por parte dos frequentadores, que alegam problemas de estrutura e falta de segurança

Prefeitura de Fortaleza elabora um projeto de requalificação para a Praça Dom Hélder Câmara, situada na Praia do Futuro. Equipamento público é alvo de reclamações por parte dos frequentadores, que alegam problemas de estrutura e falta de segurança no logradouro. Não foi informado prazo para início dos reparos. 

O POVO esteve no local na tarde do sábado, 30, e observou dois cenários diferentes. De um lado do espaço, há quadras de futsal com piso e estrutura aparentemente novos. Já do outro, alguns problemas são perceptíveis, como campos de areia com grama alta e traves enferrujadas. Ferrugem também é observada em grades de estruturas colocadas no espaço, como o de projetos voltados ao surf. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além disso, nos campos é possível perceber que todos os coqueiros que estão ali seguem sem folhas, acentuando a sensação de abandono. Conforme Maria Jane, 64, moradora da região que frequenta a praça, plantas foram inseridas apenas para ornamentação diante de uma inauguração que ocorreu.

"Esses coqueiros foram colocados para uma inauguração que eles [agentes da Prefeitura] fizeram para ficar bem na foto, mas no primeiro vento de maresia que pegou no coqueiro eles se acabaram tudo. Eles não foram plantados adequadamente, eles não tiveram solo adequado, eles foram colocados por decoração, pra uma inauguração que teve", diz a professora. 

Dinelan do Nascimento, 24, complementou a versão de Jane e disse que as palhas das plantas chegaram a cair por estarem secas. Morador do bairro há dois anos, ele usa a praça para correr e aponta um descuido, tanto da parte municipal como também dos próprios frequentadores. 

"Pra mim é um desprezo, em relação à estrutura e ao cuidado. Dá pra ver como não é bem conservada. Aqui tá tudo de cabeça pra baixo", diz o jovem, que usa o espaço para correr. 

Paulo Ricardo, 20, pontuou que houve uma "reforma recente" na praça, mas a maresia "corroeu" parte das estruturas do local. "Recentemente até foi feita uma reforma na quadra, lá [do outro lado das quadras] é ainda pior", pontua o técnico de informática. 

Outro ponto trazido pelos frequentadores é a falta de segurança. Conforme relato de moradores, o espaço já chegou a ter uma cabine policial, mas há pelo menos dez anos não conta com uma. Além disso, a população relata não se sentir segura em estar no local à noite devido ao medo da violência. 

"Eles tentaram dar movimento, fazendo lanchonete, academia, mas quando começou a dar publico, a atrair pessoas, veio bala, a violência não permitiu que acontecesse nada de maior socialização aqui na praça. Todo mundo sabe, usa a praça até tal horário, de tal horário em diante não pode ficar porque corre risco", diz Jane. 

Prefeitura elabora projeto de requalificação para a praça

Procurada pelo O POVO, a Prefeitura informou, por meio da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), que elabora um projeto de requalificação para a praça.

Em nota encaminhada na noite dessa terça-feira, 2, pasta frisou que técnicos da secretaria atualmente "dialogam com a população local para compreender os anseios da comunidade para a área".

Órgão também ressaltou que, "em 2022, a praça passou por uma revitalização, que realizou a manutenção dos equipamentos de lazer, com reparos das traves, tabelas de basquete e melhorias na pista de skate".

"A gestão municipal reforça que o espaço recebe, sistematicamente, ações de limpeza com a varrição e capina de toda a praça. Um novo serviço de zeladoria está programado para os próximos dias", completa.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

praça dom helder camara prefeitura fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar