Quem é Dom Gregório Paixão, novo arcebispo de Fortaleza

Dom José Antonio continuará como Administrador Apostólico até a posse do novo bispo, que será realizada em dezembro

O Papa Francisco aceitou, nesta quarta-feira, 11, o pedido de renúncia de dom José Antonio Tosi Marques como arcebispo de Fortaleza e, no mesmo ato, nomeou dom Gregório Ben Lâmed Paixão para o cargo na pastoral.

Dom Gregório Paixão era bispo de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e, após a nomeação, passa a exercer o cargo de administrador apostólico até a posse na Arquidiocese de Fortaleza.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nascido em Aracaju, Sergipe, em 3 de novembro de 1964, Dom Gregório Paixão tem quatro irmãos e concluiu o ensino fundamental e médio nos colégios Salesiano e Atheneu Sergipense.

Segundo a Diocese de Petrópolis, ingressou, em 1983, no Mosteiro de São Bento da Bahia, onde atuou em quase todos os ofícios monásticos, como bibliotecário, organista, mestre de noviços e arquivista.

Em 1987, foi para o Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro. Cursou Filosofia e Teologia na Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil e se formou bacharel em Teologia.

Foi ordenado diácono, em 1992, por Dom Ricardo Weberberger e, no ano seguinte, foi ordenado presbítero pelo cardeal dom Lucas Moreira Neves.

Dom Gregório Paixão também foi diretor do Colégio São Bento da Bahia e da Faculdade São Bento da Bahia e é doutor em Antropologia Cultural pela Universidade Aberta de Amsterdã.

Atuou como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia durante quatro anos e, em 2012, foi eleito bispo da Diocese de Petrópolis pelo Papa Bento XVI.

O arcebispo tem mais de 15 livros publicados, além de artigos em revistas nacionais e internacionais, e já integrou a Academia de Letras de Petrópolis.

O POVO apurou com fontes que o religioso é simpático e gosta de dialogar com as pessoas. Em Salvador, era considerado bastante popular e andava por todas as paróquias da Diocese.

Em uma mensagem divulgada pela Arquidiocese de Fortaleza nesta quarta-feira, 11, Dom Gregório Paixão afirmou que recebeu a nomeação do Vaticano com “surpresa e alegria” e que espera ser um bom pastor para os fiéis de Fortaleza.

“Desejo ser para vocês um pastor presente e amável e tenham certeza que tudo farei para que nenhum de vocês sejam invisíveis aos meus olhos, especialmente os mais necessitados, os que perderam a esperança e todos os que se puseram, ou que foram postos, à margem da sociedade”, disse.

O novo arcebispo de Fortaleza também fez uma saudação ao arcebispo emérito, dom José Antônio Tosi, e disse estar animado para governar a pastoral.

“Aviso que já enviei o meu coração ao Ceará. Sou nordestino como vocês [...] Vou avisando que não sou 'expert' em muitas coisas, mas estou animado. Vocês podem ter certeza”, destacou.

A posse de dom Gregório Paixão será realizada no dia 15 de dezembro, às 19 horas, na Catedral Metropolitana de Fortaleza. O novo arcebispo será o nono a liderar a Sé Metropolitana de Fortaleza e o terceiro religioso a liderar a Arquidiocese de Fortaleza.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

arcebispo de fortaleza novo arcebispo de fortaleza nomeaçao dom gregorio paixao dom gregorio paixao

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar