Quatro novos xiringadores serão instalados em Fortaleza até a próxima semana
Estações fazem parte de um período de testes e ficarão próximas à Lagoa da Parangaba, Avenida Perimetral Instituto dos Cegos e Câmara dos vereadores
Fortaleza terá novos quatro xiringadores até a próxima semana. Segundo a gestão municipal, dois desses equipamentos, nas avenidas Godofredo Maciel e José Bastos, já estão funcionando e se juntam ao instalado na Beira-Mar durante o último domingo.
Os dois outros equipamentos devem ser alocadas nas avenidas Bezerra de Menezes e Rogaciano Leite até o início da próxima semana, segundo a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP). Confira os pontos:
É + que streaming. É arte, cultura e história.
- Xiringador da José Bastos: próximo à esquina com a rua Rio Grande do Norte, nos arredores da Lagoa da Parangaba;
- Xiringador da Godofredo Maciel: interseção com a avenida Perimetral;
- Xiringador da Bezerra de Menezes: próximo à estação do bicicletar do Instituto dos Cegos;
- Xiringador da Rogaciano Leite: interseção com a avenida General Murilo Borges, próximo à Câmara dos Vereadores.
De acordo com a SCSP, os pontos serão utilizados em período de teste, durante três meses. A partir dos resultados obtidos nessas estações, a continuidade do projeto será definida, com expansão para outros pontos da Cidade.
“Esse momento inicial dos cinco xiringadores é um momento de teste. Ele é um projeto-piloto, e a gente está entendendo como vai se dar o funcionamento dele, se a população realmente está aprovando, se de fato ele está cumprindo com os objetivos que a gente imaginou”, explica a coordenadora de mobilidade urbana da SCSP, Isabela Castro.
Novas árvores serão instaladas nas ciclovias
A iniciativa faz parte do programa Pedala Mais, que pretende dobrar o número de ciclistas em Fortaleza nos próximos dez anos por meio de melhorias na segurança, conectividade da malha cicloviária e conforto.
Um dos elementos destacados pelo prefeito José Santo durante a última transmissão ao vivo foram as árvores. Segundo a Prefeitura, 300 árvores adultas serão instaladas próximas às ciclovias e ciclofaixas da Capital.
A coordenadora de mobilidade urbana da SCSP, Isabela Castro, informa que a vegetação será disposta a partir de uma série de critérios, como o volume de ciclistas, temperatura e quantidade de árvores já presentes no local,
Questionada sobre o prazo para a instalação dessas árvores, a coordenadora respondeu apenas que a medida será feita em breve. "Acredito que nas próximas semanas a gente já vai estar vendo essa iniciativa acontecendo", disse.