Desfile de 7 de setembro reúne mais de 8 mil pessoas na Beira-Mar
O evento cívico-militar contou com um esquema especial de trânsito e um reforço na frota de ônibus na região, para facilitar a chegada do público
O desfile de 7 de setembro levou uma multidão à Avenida Beira-Mar. O público aglomerado nas calçadas disputava um lugar para ver a passagem de diversas instituições, que participaram das comemorações do Dia da Independência do Brasil. Muitas famílias, crianças e idosos acompanharam o evento, que começou às 8h30min. De acordo com informações da 10ª Região Militar, havia mais de oito mil pessoas no local.
O “sol quente” característico do horário do desfile não foi um empecilho para que o público permanecesse até o final, quando o general de Divisão, Cristiano Pinto Sampaio, fez o tradicional pedido ao governador, Elmano de Freitas, para encerrar o desfile. O governador respondeu ao comandante militar dando a permissão e elogiando a beleza do evento.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Um esquema de trânsito foi montado pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) para garantir que o público tivesse mais segurança para trafegar a pé até a Avenida Beira-Mar e se acomodar para ver a passagem dos desfiles. A frota de ônibus também foi reforçada na área.
O Exército Brasileiro, Marinha, Força Aérea, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Serviço de Atendimento Móvel Urgente (Samu), Guarda Municipal de Fortaleza, Defesa Civil, escolas civis e militares passaram pela avenida com suas bandas, pelotões em marcha ou frota de veículos.
Enzo Cavalcante, de 9 anos, disse que ficou sabendo do desfile na escola e pediu aos pais para levá-lo. “A escola dele não participou, mas ele se interessou muito, e resolvemos vir. É a primeira vez que eu assisto também e estou achando lindo demais. Com certeza, estaremos aqui no próximo ano para ver esse espetáculo”, afirmou a mãe dele, a gerente de loja Vanuza Cavalcante.
Regina Souza estava lá para ver a filha desfilar. A animação foi grande quando viu a estudante passar pela Avenida. Além das palmas, acenos, não controlou as lágrimas. “É muito emocionante ver que ela, tão jovem, tem esse compromisso de estar aqui demonstrando seu respeito à pátria”, declarou a bancária.
A aposentada Luiza Matos contou que há 20 anos se prepara para o desfile todo ano e não perde o espetáculo por nada. “Já vim até com o pé quebrado, não perco de jeito nenhum. Trago meu guarda-sol, minha cadeira de praia, minha água e chego cedo para ver tudo. Cada ano eu acho que está ficando mais bonito”, afirmou.
O verde e amarelo não esteve tão presente neste ano, apesar de continuar sendo uma marca do evento cívico-militar. Além de ter menos pessoas vestidas com as cores, também havia menos gente com bandeiras do Brasil. Também não houve manifestações político-partidárias durante as comemorações da Independência.
Feriado do 7 de Setembro
Parte do público aproveitou o feriado para dar uma passada na praia depois do desfile. Vânia Mendes disse que veio de São Paulo a Fortaleza e incluiu o desfile e a ida à praia na programação turística. “Eu e minha família não perdemos um dia na praia quando estamos aqui. Adorei o desfile, principalmente a parte do Raio. Impressionante ver policiais tão bem treinados. Foi um verdadeiro show”, considerou.
A tropa do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) foi ovacionada durante a apresentação, com diversas manobras e saltos.