Chacina do Curió: sessão do júri é retomada na manhã deste sábado, 24

Tribunal do júri retornou às 10h deste sábado, no Fórum Clóvis Beviláqua. Outros dois julgamentos ainda estão previstos ao longo deste ano

O quinto dia de julgamento dos quatro primeiros acusados da Chacina da Grande Messejana, conhecida como Chacina do Curió — que deixou 11 pessoas mortas, foi iniciado neste sábado, 24, às 10h. Os jurados devem votar e a sentença deve ser lida ainda hoje.

A sessão do quarto dia de júri, nessa sexta-feira, 23, foi suspensa às 20h17min, após defesa pedir impugnação de quesitos, que são perguntas feitas pelos juízes aos jurados sobre os fatos do crime julgado.

Neste sábado, depois das decisões relacionadas aos quesitos, todos saíram do salão às 10h35. Somente os magistrados, os servidores da Vara, os jurados, a acusação e a defesa ficaram presentes para dar início a votação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com a assessoria do TJCE, a votação dos jurados pode levar horas. Todos os sete que compõem o júri devem responder os quesitos com "sim" ou "não" de forma secreta. São 360 quesitos a serem respondidos.

Tribunal do júri está ocorrendo no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza, desde a terça-feira, 20. Outros dois julgamentos referentes à tragédia ainda estão previstos ao longo deste ano, estando o segundo marcado para o dia 29 de agosto e o terceiro para o dia 13 de setembro.

Leia também: "Nossa luta é para que não aconteça com outros jovens", diz mãe de vítima da Chacina do Curió

Nesta sexta, ao longo do dia aconteceu a fase de debates entre acusação e defesa. Etapa de debate durou cerca de oito horas e meia, começando 9h30min e terminando por volta das 17 horas.  

Ao fim desse processo, acusação, defesa e os jurados receberam uma cópia dos quesitos. Após a leitura, o colegiado de juízes convocou os jurados para a votação sobre as alegações feitas em plenário (etapa conhecida como quesitação).  

Defesa dos réus, contudo, pediu impugnação de alguns pontos, informando, dentre outras coisas, que quesitos "estariam muito genéricos". Com isso, sessão foi suspensa. Continuação dos trabalhos deve ocorrer neste sábado.

Com informações de Lucas Barbosa e Gabriel Gago 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chacina curió chacina grande Messejana julgamento chacina curió

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar