Bancos de leite materno em Fortaleza procuram novas doadoras para aumentar estoque

Os bancos ajudam também mulheres que estão com problemas para amamentar e precisam de orientação

Apesar das dificuldades vividas pelo setor da saúde durante a pandemia, alguns bancos de leite materno não ficaram desabastecidos nos meses mais severos de isolamento. Com mais tempo em casa, o momento aflorou a solidariedade de mulheres doadoras, que organizaram alguns minutos do dia para doar. No entanto, com a volta das atividades presenciais, os bancos viram o estoque diminuir. Os equipamentos buscam mais doadoras para manter o abastecimento de bebês que precisam do alimento.

“Durante a pandemia foi, assim, uma coisa fantástica. Em nenhum momento fechamos o banco de leite. As doadoras em casa foram muito presentes, e conseguimos manter um estoque bom durante o período. Agora foi que caiu pelo fato de estarem voltando a trabalhar”, relata Rejane Santana, pediatra coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Geral Dr. César Cals, em Fortaleza.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Rejane explica que quando as mães voltam a trabalhar, depois da licença maternidade ou após a volta das atividades presenciais, o tempo que reservavam para ordenhar o leite para a doação fica mais curto. Isso faz com que muitas tenham espaço no dia apenas para colher para o próprio bebê. Por isso, ela afirma que é preciso dobrar o número de doadoras.

O banco de leite do hospital atualmente conta com 50 a 60 doadoras que conseguem prover 250 litros de leite por mês. Esse leite é utilizado pelos bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e nos leitos de risco médio.

Ao todo, o banco precisa ter estoque suficiente para alimentar 97 bebês. “Os bebês da UTI nunca ficaram sem leite materno. Algumas crianças de médio risco que precisam ficar só no leite materno, tem sido muito difícil [abastecer]”, diz Rejane.

A psicóloga Lívia Romero, 34, é uma dessas doadoras há cerca de seis meses.

“Todo dia, entre 22 e 23 horas, eu paro e faço a retirada do leite. Normalmente eu tiro em uns dez minutos. Uma dessas ordenhas eu guardo para alguma emergência do meu bebê, e as outras eu retiro e armazeno para a doação”, conta. “É gratificante poder contribuir para a alimentação desses bebês, com o alimento mais poderoso, mais completo.”

Todas as quintas-feiras, a equipe do banco de leite passa para recolher as doações. O banco de leite humano da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac) também procura doadoras e disponibiliza uma equipe para buscar o leite doado nas residências de cada uma.

A enfermeira assistencial do banco de leite da maternidade, Mariely Ribeiro, afirma que 250 mulheres são cadastradas como doadoras, mas nem todas as semanas elas conseguem doar. Durante a pandemia, o volume de leite recebido foi o maior da história do banco.

No entanto, atualmente o volume de leite estocado já está próximo da margem de segurança. A demanda é grande: em média, cada um dos 60 bebês internados precisam receber 10 litros de leite por dia.

Para doar, basta entrar em contato com o banco de leite escolhido e fornecer algumas informações, como estado de saúde, exames de pré-natal, não fazer uso de medicações que impeçam a doação, não ter recebido transfusão de sangue no último ano, dentre outros critérios que variam conforme o equipamento.

Doação de leite pode estimular produção e diminuir desconforto

Ao ordenhar leite para doação, a lactante acaba estimulando a produção. A pediatra Rejane Santana explica que não há risco de faltar leite para o bebê da mãe por causa da doação.

“O banco de leite orienta que o leite doado é o excesso. Ela amamenta o filho, e o que sobra no peito é o que vai doar. E é possível que aumente a quantidade de leite dela. Quanto mais a mãe tira, mais cria leite”, explica a médica.

Aquelas mães que sentem uma sensação desagradável de mama cheia, pingando, e ingurgitamento — conhecido também como leite empedrado — também podem ser beneficiadas pela ordenha para a doação.

“Quando a mãe doa, não tem essas preocupações, é uma forma de evitar problemas para a mama”, afirma Rejane.

Banco de leite também ajuda mulheres com problemas na amamentação

No início da amamentação do filho, Lívia Romero procurou o banco de leite do Hospital César Cals não para fazer doações, mas para procurar ajuda.

“Meu bebê nasceu prematuro, então demorou a desenvolver a força para conseguir sugar. Eu tive alguns problemas de fissura, candidíase mamária, sentia muita dor. Fui até o banco de leite e me deram excelentes orientações. Eu segui e até hoje eu continuo com a amamentação”, conta.

Ajudar mulheres com dificuldades na amamentação é um dos trabalhos realizados pelos bancos que poucas pessoas têm conhecimento, segundo a pediatra Rejane Santana.

O equipamento do César Cals funciona por livre demanda e atende 24 horas qualquer pessoa que esteja precisando de ajuda para alimentar o bebê. Na Meac, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

“Qualquer mãe que queira suporte, o bebê pode ter nascido aqui ou fora, no SUS ou no particular, pode vir direto ao banco de leite”, diz a enfermeira do César Cals Mariely Ribeiro.

Confira lista de bancos de leite e locais de coleta de doações em Fortaleza

Maternidade Escola Assis Chateaubriand

O banco de leite da Maternidade Escola Assis Chateubriand fica localizado na rua Papi Júnior, no bairro Rodolfo Teófilo. O local tem atendimento por livre demanda, de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 19 horas. Além de receber doações, o banco tem profissionais para ajudar mulheres com dificuldades na amamentação. Para mais informações: 0800 286 5678 ou  85 3101 7821.

Hospital Geral Dr. César Cals

Atendimento é realizado 24 horas, de forma presencial na avenida Imperador, 545 - Centro, ou por telefone: 0800 286 5678 ou (85) 8819 9912 (WhatsApp). As coletas externas são feitas por meio de rotas por Regional de Fortaleza, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. Nas sextas-feiras, há itinerário para o município de Caucaia.

O BLH do HGCC recebe, ainda, doação de frascos de vidro com tampa plástica, ideais para o armazenamento do líquido doado. O hospital pasteuriza leite de dez postos de coleta – da Capital e do Interior.

Hospital Geral de Fortaleza

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) recebe doações de leite materno e frascos de vidro na própria unidade, na rua Riachuelo, 900, bairro Papicu, e também coleta em domicílio, conforme rota pré-estabelecida. O contato pode ser feito pelo telefone (85) 3101 3335. O BLH do HGF também possui ambulatório de porta aberta para auxiliar qualquer mãe com dificuldade de amamentar, inclusive as que não são pacientes do hospital. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Hospital Infantil Albert Sabin

O Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), implantado em setembro de 2004, faz parte da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e é o banco de leite da rede no Ceará com o maior número de postos de coleta vinculados, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Ao todo, 15 equipamentos estão distribuídos em Fortaleza e no Interior (ver lista abaixo).

As mães que necessitam de orientações sobre amamentação ou aquelas que querem doar leite humano podem procurar, de domingo a domingo, o BLH do Hias, situado na rua Tertuliano Sales, 595B, no bairro Vila União ou entrar em contato pelos telefones: 0800 280 4169 / (85) 3101 4189 (pela manhã) / (85) 3101 4296 (à tarde).

Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) recebe leite humano de doadoras externas e de colaboradoras da unidade que estão amamentando. Voluntárias podem realizar o cadastro no equipamento na rua Dr. Pergentino Maia, 1559 - Messejana, ou entrar em contato pelo telefone (85) 3216 8325. O atendimento é diário, das 7 às 19 horas (inclusive em fins de semana e feriados).

Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar

O atendimento do posto de coleta do hospital funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na rua Princesa Isabel, 1526, no Centro de Fortaleza. Em caso de dúvidas, pacientes e voluntárias devem buscar os profissionais do HMJMA, que ensinam a forma correta de realizar a ordenha e o armazenamento do líquido, a higienização e os cuidados com ferimentos, bem como agendar a coleta externa – se for o caso. Antes de receberem alta, as pacientes recebem kits com vidros, luvas e álcool para armazenamento do leite, caso desejem realizar a doação do alimento posteriormente. Para mais informações: (85) 3101 7713.

Posto de coleta da Unimed

A Unimed Fortaleza oferece um posto de coleta de leite humano que conta com profissionais capacitados tanto para orientar tanto mamães que já são doadoras quanto aquelas que procuram iniciar as doações. O posto está localizado no 6º andar do Hospital Unimed, na avenida Visconde do Rio Branco, 4000, e funciona de segunda a domingo, das 7 às 18 horas. Mais informações podem ser requeridas pelo número 85 3277 7735. O leite é doado para a Meac.

Posto de coleta do Hapvida

O posto de coleta da rede Hapvida funciona no Hospital e Maternidade Eugênia Pinheiro, na avenida Heráclito Graça, no Centro de Fortaleza. O leite coletado é disponibilizado para o banco de leite do Hospital César Cals. Mães internadas na maternidade e externas podem ser doadoras. Para mais informações: 85 3455 5722

Confira os postos de coleta de leite humano vinculados ao Hospital Infantil Albert Sabin:

UAPS Roberto da Silva Bruno
Av. Borges de Melo, 990, Fátima - Fortaleza
(85) 3227 9177

UAPS Luis Franklin Pereira
R. Alexandre Vieira, s/n, Coaçu - Fortaleza
(85) 3433 5969

UAPS Dom Aloísio Lorscheider
R. Betel, 1895, Itaperi, Fortaleza
(85) 3131 1945

UAPS Virgílio Távora
Rua Cinco, 2, Cristo Redentor - Fortaleza
(85) 3286 2219

UAPS Gothardo Peixoto Figueiredo Lima
Rua Irmã Bazet, 153, Damas - Fortaleza
(85) 3433 5084

UAPS Meton de Alencar
Rua Padre Perdigão Sampaio, 820, Antônio Bezerra - Fortaleza
(85) 3488 3271

UAPS Jurandir Picanço
Rua Duas Nações, s/n - Granja Portugal - Fortaleza
(85) 3452 2480

UAPS Francisco Monteiro
Av. Dos Eucaliptos, s/n, Dendê - Fortaleza
(85) 98742 6473

UAPS Licínio Nunes de Miranda
Rua VI, 212-222, Quintino Cunha - Fortaleza
(85) 3237 8574

UAPS Oliveira Pombo
Travessa Rio Grande do Sul, s/n, Panamericano - Fortaleza
(85) 3482 2856

UAPS Otoni Cardoso do Vale
Rua José Teixeira Costa, 643, Paupina - Fortaleza
(85) 3274 8591

Posto de Coleta do Hospital Venâncio Raimundo de Souza
Rua Maria Luiza Noronha, 45, Zumbi - Horizonte
(85) 3336 1544

Posto de Coleta do Hospital Santa Luíza de Marilac
Rua José Rangel Zaranza, 1026, Centro - Aracati
(88) 3421 1007

Posto de Coleta do Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá
Rua Carmelita Rebouças, 508, Tamatanduba - Eusébio
(85) 3260 1327

Posto de Coleta da faculdade Unifametro
Rua Liberato Barroso, 1503 - Centro - Fortaleza/CE
(85) 3206 6433

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

amamentação bancos de leite ceará doação de leite materno bancos leite materno Fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar