Crianças em situação de vulnerabilidade conhecem Museu do Bode Ioiô

Evento de hoje contou com ações para crianças em centros de acolhimentos do município e a inauguração de dois equipamentos: Casa do Turista e Museu do Bode Ioiô

Cerca de 30 crianças de centros de acolhimentos institucionais participaram de passeio no Trenzinho Cultural e oficina de sementeira na inauguração do Museu do Bode Ioiô, na Cidade da Criança, em Fortaleza. A programação infantil foi promovida pela Prefeitura Municipal de Fortaleza em alusão ao Dia Nacional da Infância, celebrado nesta quarta-feira, 24. 

Durante o passeio no Trenzinho, as crianças contaram com a companhia e orientação do mascote do bode Ioiô e o turismólogo e educador, Gerson Linhares.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A assessora técnica da coordenadoria especial da primeira infância de Fortaleza, Angélica Leal, explica que a data é importante para chamar atenção sobre a infância e promover atividades que envolvem o desenvolvimento humano, a educação e a cognição.

“As crianças presentes no local estão em situação de vulnerabilidade. A ideia é trazê-las para que possam ter contato com a natureza em equipamentos públicos pertencentes à Cidade, portanto pertencentes às crianças”, diz ela.

Segundo Angélica, a ideia é que elas conheçam a Cidade que elas vivem para gerar o sentimento de pertencimento.

"A ideia da Secretaria de Turismo neste momento é para realizar a integração, até porque o bode é uma figura lúdica e irreverente de Fortaleza. As crianças acolheram muito bem essa ideia”, acrescenta.

Em relação à oficina, a educadora ambiental da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Maria Clara, conta que o papel dela e de outros educadores foi mostrar às crianças o ciclo da vida e a importância dos animais polinizadores para urbanização, principalmente em relação à arborização urbana.

“No geral, a ação é feita de maneira lúdica, através de uma contação de história. Também teremos a hora do piquenique, e são justamente as árvores que conseguem nos conceder conforto para realizar este evento junto dos pequenos”, diz.

“É fundamental para as crianças construírem uma relação de aprendizado e intimidade em relação com a Cidade, ainda mais se isso acontecer de maneira lúdica", completa a pedagoga de uma unidade de acolhimento da Prefeitura, Marcela Fontenelle.

Museu do Bode Ioiô e Casa do Turista

Além das atividades para as crianças e inauguração do Musei do Bode Ioiô, foi inaugurada uma Casa do Turista no Centro da Capital. As Casas do Turista são locais onde o visitante recebe informações úteis sobre Fortaleza, como opções de passeios, indicação de restaurantes, localização de caixas eletrônicos, casas de câmbio e locais de compras, por exemplo.

LEIA MAIS | Museu do Bode Ioiô será inaugurado nesta quarta-feira, 24, no Centro

Há 90 anos morria Bode Ioiô, caprino boêmio que foi "eleito" vereador em Fortaleza

Já o Museu do Bode Ioiô é um projeto sociocultural e ambiental com a temática do personagem popular. O acervo do museu conta com peças de artes, artesanatos, fotografias, literatura popular, cordel e publicações com a temática do bode do Nordeste e, em especial, do Bode Ioiô.

A turista de Porto Alegre, Simona Arreguy, 57 anos, contou que há dez anos vem visitando o Ceará e é apaixonada pelo Bode.

“Eu vim visitar o Ceará e conheci a história do Bode. O triste é que nem todas pessoas de Fortaleza sabem da história do animal. Como eu sou fascinada por História, eu me encantei por essa e muitas outras histórias do Ceará”, disse.

Para Alexandre Pereira, secretário do Turismo, é muito importante estabelecer uma relação entre a primeira infância, turismo e a história de Fortaleza.

“O parque é um equipamento para primeira infância, mas também para o turismo de Fortaleza. O trabalho da Setfor é requalificar o interesse pelo Centro Histórico. Os Centros urbanos geralmente acabam sendo esquecidos, mas o Centro de Fortaleza é vivo, principalmente durante o dia. O Centro de Fortaleza tem uma história maravilhosa para se contar."

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Dia Nacional da Criança Bode Ioiô Museu Casa do Turista

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar