Operação tapa-buracos em Fortaleza atinge 30% da meta da Prefeitura
Com garantia de 100 dias para o término das obras, a administração informou que quadruplicou as equipes trabalhando nas requalificações
Total de 196 vias de Fortaleza já receberam o serviço de tapa-buracos asfáltico, resultando em 147 mil metros quadrados (m²) recuperados até essa terça-feira, 14, de acordo com informação repassada pela Prefeitura da Capital. O total já concluído equivale a 29,4% da meta de 500 mil m² traçada pela Prefeitura. No total, 1,2 mil vias devem receber intervenções.
A operação tapa-buracos deste ano na Cidade completou um mês de andamento nesta quarta-feira, 15, e já atendeu vias importantes, como as avenidas Luciano Carneiro, dos Expedicionários, Bezerra de Menezes e Antônio Sales. (Veja lista no fim da matéria)
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Conforme a gestão municipal, as primeiras 90 ruas e avenidas contempladas foram selecionadas por apresentar maior fluxo de veículos e linhas de ônibus. Na fase atual, os trabalhos também são realizados nos quadriláteros estabelecidos pelas Secretarias Regionais. Cada uma das regionais, segundo a Prefeitura, possui pelo menos uma equipe trabalhando na requalificação no turno da manhã, além de equipes noturnas em avenidas de fluxo intenso.
“É um trabalho que está sendo intensificado com o aporte de mais equipes e exige certo tempo pela complexidade de algumas vias, pela questão do fluxo e novos buracos que surgem, eventualmente”, aponta em nota o coordenador de gestão de intervenções da Secretaria da Gestão Regional (Seger), Guilherme Sousa. A população pode solicitar recuperação asfáltica por meio da Central 156, por telefone ou aplicativo.
No total, serão investidos R$ 60 milhões na recuperação das vias públicas neste ano, com melhorias ainda em limpeza, sinalização e iluminação pública. Deste montante, R$ 22 milhões (36,7%) é destinado à requalificação asfáltica. As ações devem se estender por 100 dias até o fim de agosto, com 15 equipes da gestão municipal que trabalham diariamente na execução do serviço, de acordo com a administração.
Nesta terça-feira, 14, O POVO visitou quatro avenidas que estavam previstas como prioritárias a serem contempladas com a operação nesta primeira fase. Alguns desses locais ainda apresentam trechos com problemas de buracos. No cruzamento da avenida Coronel de Carvalho com a avenida Major de Assis, por exemplo, a profundidade de um buraco no local chama atenção dos trabalhadores do entorno.
Na avenida Mozart Pinheiro de Lucena, entre os bairros Vila Velha e Jardim Guanabara, é possível notar que alguns trechos foram solucionados pela operação tapa-buracos. No entanto, moradores da região ainda relatam que o problema dos buracos retorna no cruzamento da avenida com a rua Moraújo, no bairro Jardim Guanabara.
Veja quais vias já receberam intervenções
Avenida Luciano Carneiro
Avenida dos Expedicionários
Avenida Aguanambi
Avenida da Universidade
Avenida Américo Barreira
Avenida Carneiro de Mendonça
Avenida Jovita Feitosa
Avenida Bezerra de Menezes
Avenida Rogaciano Leite
Avenida Engenheiro Santana Junior
Avenida Historiador Raimundo Girão
Avenida Pontes Vieira
Avenida Antônio Sales
Avenida Chanceler Edson Queiroz
Avenida Dioguinho
Avenida Murilo Borges
Avenida Monsenhor Tabosa
Avenida Almirante Henrique Sabóia
Rua Nereu Ramos
Rua Raimundo Neri
Rua Anselmo Nogueira
Rua Emílio de Menezes
Rua Verbena
Rua Estado do Rio
Rua Rio Grande do Sul
Rua Andrade Furtado
Rua Valdetário Mota
Rua Crisanto Moreira da Rocha
Rua Santa Terezinha do Menino Jesus
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente