Dois suspeitos da morte de tenente da PMCE são presos

Arma usada no crime teria sido alugada por agente pró-cidadania, um guarda municipal voluntário, que atua em Aracapé. A Polícia procura por esse terceiro suspeito

Atualizada às 11h36min

Dois suspeitos do homicídio do tenente da Polícia Militar Leonardo Lírio foram presos. A arma usada no homicídio teria sido alugada pelos criminosos por uma terceira pessoa, um agente pró-cidadania no município de Acarape, um guarda municipal voluntário, segundo O POVO apurou neste sábado, 16. A prisão foi realizada pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa e do Batalhão de Operações Especiais (Bope), um deles foi detido e o outro se apresentou na delegacia. O oficial foi baleado na cabeça na quarta-feira, 13. A PMCE confirmou a morte no dia seguinte. O POVO contabilizou que cinco agentes de segurança foram mortos nos primeiros quatro meses de 2022. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os indivíduos envolvidos na morte do policial militar teriam sido identificados e detidos. O responsável por alugar a arma ainda não teria sido encontrado. O caso é investigado como latrocínio (roubo seguido de morte), mas existem outras linhas de investigação. Testemunhas relataram que o militar não esboçou reação e que tentou puxar a arma quando já estava baleado, mas não conseguiu. Um dos presos, detido pelo Bope, confessou ter matado o oficial da PM.  Apesar de fontes da PMCE relatarem ao O POVO sobre a suspeita do aluguel da arma por um guarda municipal, as fontes da Polícia Civil não confirmam a informação. 

O tenente foi socorrido e levado ao Frotinha do Antônio Bezerra e transferido ao Instituto Doutor José Frota (IJF), Centro, no entanto ele não resistiu ao ferimento. Amigos, familiares e companheiros da corporação estiveram presentes no sepultamento dele. Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) realizou uma homenagem ao oficial. 

Vinte e quatro horas após o crime que vitimou o tenente, um sargento da reserva remunerada da PM foi morto junto do sobrinho no bairro Jangurussu. A vítima tinha 65 anos de idade. 

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou no fim da manhã deste sábado, 16, a prisão de João Gabriel Moreira Lima Horácio, de 19 anos, e Francisco Felipe Almeida Coelho, conhecido como Gago. Os dois foram presos após as diligências e o trabalho investigativo com Coordenadoria Integrada de Segurança da SSPDS e da DHPP.

Felipe foi encontrado no Garrote e Gabriel recebeu voz de prisão na sede do DHPP. Os dois foram autuados pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Segurança Pública Ceará tenente PMCE morto a tiros Fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar