Praia de Iracema recebe primeiro campeonato LGBTQIA+ de carimba

Evento acontece até as 18 horas na Praia dos Crush e premiará o grupo vencedor da modalidade neste domingo.

A Praia dos Crush recebe neste domingo, 27, o primeiro torneio de carimba LGBTQIA+ de Fortaleza. O evento, realizado pelo Instituto Iracema e pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), conecta jovens de diversos bairros da Cidade para promover o tradicional jogo de acertar com boladas os adversários.

Sete times jogam e decidem entre si as quartas de final, semifinais e final até o fim do dia. Os times são: As Cobras, As Malvadas, As Por Tudo, Atracajaras, Black Angels, Boca de Conflito, Five Conflito e Hells Angels. Eles têm seus jogos comentados por símbolos da comunidade LGBTQIA+ de Fortaleza, como Morgana Camila e as influencers Rochelle Santrelly e Sangalo - famosas pela sua participação no reality "Glitter". A apresentação do evento fica com as drags queens Deydianne Piaf e Camilly Leycker. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Oficialmente, os jogos começam às 13 horas, com os sorteios dos times. As partidas estão previstas para começarem às 14 horas e o evento segue até 18 horas. "Realmente esperamos que as pessoas venham para fazer torcida, queremos isso aqui", comenta Fábio Nobre, um dos organizadores do evento. Ele explica que a escolha da PI para o torneio foi motivada por outros eventos esportivos da região e pelo espaço ser um comum ponto de encontro de pessoas com diversas orientações sexuais, mas principalmente o público LGBTQIA+. 

Também conhecido como queimada, o jogo de carimba é praticado por dois times e tem o objetivo de eliminar os membros adversários com boladas, assim, "queimando-os". Na comunidade LGBTQIA+, vários vídeos da brincadeira já viralizaram nas redes sociais. Uma das sequências mais famosas, com mais de 125 mil curtidas no Twitter, mostram os jogadores dando todo o gás para eliminar os rivais:

— keyla em intertemporada (@ecbahya) July 26, 2021

É pelos memes que Deydianne Piaf também veio. "Tô doida pra encontrar a Camila, a Rochelle e a Sangalo pra gente render. Queremos memes para esse ano!", comemora a artista. A carimba sempre foi presente na infância de Denis Lacerda, que dá vida à personagem. "Era o único esporte que eu gostava. Eu não sabia jogar futebol e nem vôlei e o carimba acabava se tornando uma atividade inclusiva pra mim", relembra. 

Um dos jogadores do dia é Ruan Beserra. O adolescente já pratica o esporte na Rede Cuca e foi pela indicação de um amigo que soube do evento deste domingo. "Eu sempre costumo jogar com ele também nos campos de areia do bairro", comenta o jovem. Do time das Hells Angels, espera ganhar o torneio de hoje e representar muito bem seu bairro, o José Walter.

A Praia de Iracema também foi escolhida por ser próxima de diversos pontos culturais como o Centro Belchior e o Dragão do Mar, como explica a presidente do Instituto Iracema, Paola Braga. "A Praia dos Crush tem essa característica de ser uma praia que abraçou esse público LGBTQIA+".

Ainda, o primeiro torneio LGBTQIA+ de carimba faz parte da retomada gradual de eventos ao ar livre pela cidade. "Aos poucos estamos voltando. Muita gente já abraçou esse evento e temos tido uma repercussão legal", comemora.

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

praia de iracema praia dos crush torneio de carimba lgbtqia campeonato de carimba comunidade lgbtqia+ fortaleza secretaria de cultura de fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar